quinta-feira, 12 de junho de 2008

Infantilidade


Vive em estepes semi áridas e desertos rochosos no sul da Península Arábica e é um Orix da Arábia (Oryx leucoryx) ainda muito bebé. Em adulto atingirá 1,60 m de comprimento, mais de 1 m de altura e 150 kg de peso. Ambos os sexos possuem cornos longos (com 50 a 68 cm de comprimento), direitos e anelados na metade inferior. A pelagem é branca, excepto a máscara negra na face e as barras escuras nas patas. Tem actividade diurna. É um animal gregário, que vive em pequenos grupos com cerca de 10 indivíduos ou menos, embora possam reunir-se em manadas com mais de 100 animais. Os grupos são compostos por um macho dominante, várias fêmeas adultas e respectivas crias. Os machos mais velhos tornam-se geralmente solitários e os machos jovens reúnem-se em grupos de solteiros. Podem deslocar-se grandes distâncias à procura de água e de alimento.
Alimenta-se de herbáceas, raízes, frutos suculentos, folhas, rebentos e bolbos. Bebe água sempre que se encontra disponível, mas pode passar longos períodos sem beber. No entanto, é capaz de detectar ocorrência de precipitação a grandes distâncias.
Pertence a uma ESPÉCIE EM PERIGO. Está muito ameaçada pela caça para obtenção da carne, da pele, de alguns órgãos para a medicina tradicional e da cabeça como troféu. Encontrava-se em toda a Península Arábica, bem como na Síria, no Iraque, em Israel, na Jordânia e no Egipto (Sinai), mas a caça reduziu grandemente o número de efectivos a populações dispersas no sul da Península Arábica. Na década de 1980, foi reintroduzida em áreas protegidas na Jordânia, em Omã e em Israel.

Sem comentários: