sexta-feira, 6 de junho de 2008

Sono profundo


Originária do Sudeste Asiático onde habita densas florestas tropicais húmidas, é uma Pantera nebulosa fêmea (Neofelis nebulosa), felino de médio porte com 8 anos de idade, 90 cm de comprimento, 60 cm de altura, 22 kg de peso, excelente trepadora, move-se com agilidade, tem actividade essencialmente nocturna, passando a maior parte do dia empoleirada entre os ramos das árvores. A coloração base da sua pelagem é amarela acastanhada com padrão de manchas escuras delineadas ou totalmente preenchidas a preto, padrão este que se assemelha a um céu nublado e daí o seu nome comum. Dentro da família dos felinos, os seus caninos são os maiores em proporção com o tamanho do corpo. Pensa-se que é o único parente vivo do Tigre Dentes de Sabre que viveu na idade do gelo, há mais de 11 000 anos atrás e cujos caninos ultrapassavam os 20 cm. Ainda um grande mistério envolve a sua vida e os seus hábitos, pois muito dificilmente se deixo ver. Alimenta-se de aves, primatas, veados e gado doméstico e pertence a uma ESPÉCIE VULNERÁVEL devido à desflorestação massiva do seu habitat e à caça furtiva para comércio ilegal da sua pele.

Matreiro


Natural da África subsariana onde habita savanas próximo de cursos de água abundante, é um Serval (Leptailurus serval) mamífero carnívoro, nocturno, territorial e solitário, de corpo esguio, esbelto e musculoso, com longas pernas (minha principal característica), 14 anos de idade, 12 kg de peso, 80 cm de comprimento, 60 cm de altura, pelagem amarelada com padrão de manchas negras. Alimenta-se de pequenos mamíferos, aves, répteis, peixes, anfíbios e insectos. Suas enormes orelhas ajudam-o a detectar o movimento das presas no solo e é seu hábito subir às árvores de noite para captar aves durante o sono. Também consigue saltar até 3 metros do chão para apanhar aves pelas asas. Caça de noite, sozinho, com incríveis habilidades, tácticas de espera e de batida, capturando muitos roedores, especialmente ratos, toupeiras e lagartos. A presa é abatida com um golpe de uma das suas patas dianteiras. Estas patas possantes também são usadas para arrancar roedores de suas tocas. Se for perseguido, busca refúgio numa árvore. Seu grito é um miado agudo e pouco se conhece a respeito da sua vida familiar. A sua espécie ainda não está globalmente ameaçada, mas actualmente está extinta de muitos locais devido à caça para o comércio de peles e à perseguição pelos agricultores por serem uma ameaça para os animais das quintas.

Também ladramos


Pequenos e tímidos membros da família dos cervídeos, são Veados ladradores (Muntiacus muntjac) com 80 cm de comprimento, 15 cm de cauda, 50 cm de altura, 18 kg de peso, habitam florestas tropicais de vegetação densa da Malásia, Sul da China, Sumatra, Paquistão, Nepal e Índia, seu pelo é castanho avermelhado e cerrado e ao contrário de todos os outros Veados, não são silencosos: emitem um som parecido com o ladrar dos Cães. Daí surge o seu nome: Veados ladradores! Alimentam-se de folhas, rebentos, ervas e fruta, não formam manadas, vivem em casal e raramente abandonam o seu territóro. O macho possui armações muito simples e curtas com uma só ponta e caninos muito desenvolvidos que são usados como arma de combate. A sua espécie não está em vias de extinção, embora a caça para aproveitamento da sua carne e pele se esteja a tornar uma séria ameaça.

Misses simpatia


Ainda muito jovem, é a Storm, uma simpática Foca comum (Phoca vitulina), e sua mamã, mamíferos carnívoros sedentários que habitam as águas costeiras do Atlântico Norte e do Pacífico Norte. São facilmente avistadas em bancos de areia e por vezes em costas rochosas, sua pelagem é cinzenta mesclada de vários tons do castanho ao negro. Podem pesar 100 kg e medir 2 m, possuem uma espessa camada de gordura sob a pele que as protege do frio, têm uma cabeça muito grande em comparação com o corpo, narinas em forma de V, não possuem orelhas, seus membros estão transformados em barbatanas, deslocam-se com grande facilidade na água e com dificuldade em terra, arrastando o corpo no solo com o auxílio das barbatanas anteriores e alimentam-se de peixe, lulas e crustáceos. Pertencem a uma espécie não globalmente ameaçada, embora a poluição crescente seja um sério factor de ameaça.

As crianças em 1º lugar


É o Eddy, um Buteo-de-harris (Parabuteo unicinctus), ave de rapina crepuscular, muito meiga, espécie de Falcão de médio porte, com 850 g de peso, 56 cm de comprimento e mais de 1 m de envergadura de asas, encontra-se distribuido pelo Sudoeste dos E.U.A., México e em zonas áridas da América Central e do Sul, habitando estepes semidesérticas, próximas de reservas de água, possui plumagem castanha avermelhada, suas penas cloacais e da extremidade da cauda são brancas, sua visão é super apurada e suas garras, fortes armas de caça e de ataque. É um oportunista alimentar, pois a sua dieta varia com a disponibilidade local e sazonal das presas que caça, preferencialmente, ao cair da tarde e de madrugada e tal como os Lobos duma matilha, tem um comportamente inédito entre as aves de rapina, já que é cooperativo e metódico, caçando em grupo (4 a 6 elementos), conseguindo assim matar presas muito grandes em relação ao seu tamanho. Alimenta-se de outras aves, coelhos, lebres, roedores, repteis e insectos e tanto ele como todos os adultos da sua espécie, só se alimentam após as crias e juvenis do bando estarem saciadas. A sua esperança de vida é de 12/13 anos e a sua espécie ainda não está globalmente ameaçada.

A leveza do ser


Frágil e esbelta, vive na foz do rio Lis e é uma Odonata (Libélula) da família Libellulidae, membro da subordem Anisoptera, insecto alado de corpo fusiforme, abdómen muito alongado, distribuido mundialmene, preferindo habitar nas imediações de águas estagnadas ou de pequenos lagos, não tem a capacidade de picar visto as suas mandíbulas estarem adaptadas, apenas, à mastigação. Caça à base do seu sentido da visão que é extremamente apurado pois os seus olhos têm uma visão panorâmica e são compostos por milhares de facetas (cerca de 30 000) o que lhe confere um campo visual de 360º, suas quatro asinhas membranosas são suportadas por uma finíssima rede de veias, sua envergadura ronda os 12 cm, tem três pares de patas, consigue voar na vertical, consigue planar pois dá 54 batimentos de asa por segundo, atinje uma velocidade de 85 km/hora a voar e é muito útil no controlo das populações de moscas e mosquitos de que se alimento.

No restaurante


É ternamente chamado de Humblebee por ser muito humilde, manso e doce. É um Abelhão (Bombus terrestris), insecto voador da família apidae, muito social, caracterizado pelas bandas amarelas do seu ventre. Quando pica, o que é extremamente raro, não deixa o ferrão na vítima, não produz mel, vive em condições climatéricas mais frias e húmidas do que a sua restante família, alimenta-se de nectar e grãos de polen que também leva para a colónia para alimentar a descendência, vive em colónias até 200 indivíduos que não se mantêm durante o Inverno: as Rainhas fecundadas hibernam e instalam novo ninho na Primavera, tem uma importante função polinizadora pois que com a sua longa lingua e a vibração das suas asas, facilita a polinização. Este "restaurante" onde se encontro chama-se Malva selvagem (Malvas sylvestris) cujas folhas e flores têm propriedades calmantes.

O porquê do meu penacho


É a Jessica, uma ave estranha da família Falconidae: é um Falcão Caracará fêmea (Polyborus plancus) com 60 cm de comprimento, 1,30 m de envergadura de asas, 1 kg de peso, face nua amarelada, um penacho na nuca que lhe dá uma forma característica, pernas altas e fortes, garras aguçadas, plumagem axadrezada no corpo e visão apurada com olhos colocados para a frente. Rapinante imponente e elegante, de fisionomia severa, encontra-se distribuído desde a Florida à Terra do Fogo e em todo o Brasil onde habita zonas abertas, anda pelo chão como as Galinhas, mas também sabe voar e alimenta-se de insectos, aranhas, caracóis, escaravelhos, lagartixas, anfíbios, aves domésticas, frutos e grãos. Também não hexita em pilhar ninhos de outras aves para roubar ovos e/ou crias. A invenção do automóvel trouxe grande benefício para os da sua espécie pois consegue bom suprimento de alimento dos restos de animais atropelados nas rodovias. É um autêntico limpa-estradas! Na época de reprodução levanta o seu penacho de cor negra e a cor amarelada da sua face muda para vermelho conforme o seu estado de excitação. A sua espécie não está globalmente ameaçada (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza) e é relativamente comum na sua área de distribuição. Embora seja perseguida, em algumas zonas, pelos criadores de gado, por ser considerada predadora das crias, tem beneficiado com a expansão das pastagens para o gado.

Inocência


São uma pequena família de Ovelhas (Ovis áries), mamíferos ruminantes bovídeos da sub-família Caprinae. O bebé nasceu há poucas horas e são originários da região da bacia do Loire, têm cor clara, corpo coberto de lã, cabeça deslanada, olhos grandes, lábios grossos, cornos em ambos os sexos, úbere de forma globosa, membros finos e compridos, bem aprumados e deslanados abaixo do joelho, podem atingir 60 kg de peso, alimentam-se de erva, palha e farinhas, têm uma enorme importância económica, pois tudo lhes tiram: a carne, o leite e a lã, começaram a ser domesticadas na idade do Bronze e na cultura popular, são associadas à ideia de inocência.

Interacção com os animais

A convivência com animais proporciona inúmeros benefícios para o desenvolvimento das emoções, melhora a habilidade de comunicação, promove o sentido de responsabilidade, estimula o sentimento de humanidade e pode ajudar a superar a solidão.

Beleza fora do comum


Originário duma pequena região do Sul da Austrália onde habita bosques e zonas com vegetação alta, é o Pavarotti, uma Catatua escavadeira ou Catatua de bico comprido macho (Cacatua tunuirostris), uma ave exótica de 6 anos de idade, 40 cm de comprimento, 630 g de peso, plumagem cor de marfim em quase todo o corpo, azul celestial em redor dos olhos e entre eles, uma banda cor salmão na garganta e por cima do bico que é particularmente comprido, chegando a ultrapassar os 5 cm, o que lhe dá imenso charme. Ele é utilizado para desenterrar, escavando, os seus alimentos preferidos que são sementes, frutos e raízes. Um bando de Catatuas escavadeiras num campo culivado é o terror de qualquer agricultor. Como todas as Catatuas, exibe uma crista que levanta ao ter qualquer emoção (alegria, tristeza, susto, medo, ...). É muito inteligente, dócil, alegre, palradora e adora gritar, bem alto, o seu nome e quando ouve música, levanta e baixo, continuadamente, a crista, abre e fecha as asas e dá aos pés ao ritmo da mesma. Enfim ... a vida é bela e faz dela uma festa.

Brasileirinho


Típico representante dos cerrados Brasileiros, é o Paquito, uma Arara azul e amarela macho (Ara ararauna) de 21 anos de idade e é considerada uma das mais impressionantes e bonitas da família das araras. Possui uma vistosa plumagem azul-turquesa no dorso e asas, amarela na região ventral, tendo a testa uma tonalidade esverdeada , mede 86 cm de comprimento, tem alguns gramas a mais, pois pesa 1,350 kg o que é muito para a sua espécie, bico negro, alto, forte e adunco adaptado para partir sementes e frutos secos de casca dura, visão e audição super apuradas, pés zigidáctilos, é nativo das matas húmidas da América do Sul, alimenta-se de coquinhos, frutos, sementes, grãos, flores e nectares e a sua esperança de vida ultrapassa os 80 anos. No universo multicolorido da avifauna, ocupa um lugar de destaque entre as aves mais belas e com o cerebro mais desenolvido e por esse motivo, a sua espécie é alvo de caçadoes sem escrúpulos que, de forma ilegal, os traficam e estão levando a sua ESPÉCIE À EXTINÇÃO .

O Tagarela


Chama-se Jonatas , mas é apelidado, carinhosamente, de "Tagarela" devido à sua grande habilidade para repetir palavras e sons e para palrar. É um Papagaio cinzento africano (Psittacus erithacus) de 15 anos de idade, originário da costa ocidental Africana onde habita florestas tropicais e beiras de rios, geralmente, em casal. Tem 30 cm de comprimento, 450 g de peso, plumagem de cor cinzenta em "dégradé" terminando em cauda curta e quadrada vermelha carmesim, pele nua e branca em redor dos olhos, bico forte e adunco, alimenta-se de frutos, sementes, vegetais, grãos e nozes de palmeira. É muito inteligente, brincalhão. observador, curioso, sociável, dócil e afectivo embora se delicie em dar uma bicada maliciosa sem aviso prévio, possui alta sensibilidade para captar os pensamentos, estados de ânimo, energia e sentimentos do dono, sua esperança de vida ronda os 70 anos e também ele, pertence a uma ESPÉCIE EM VIAS DE EXTINÇÃO devido à predação humana para comércio ilegal e também pela crescente destruição do seu habitat.

Tecnica infalível


Aves de grande porte, da família Pelecanidae, são Pelicanos reais (Pelicanos onocrotalus) de 10 kg de peso, 1,10 m de altura, 2,70 m de envergadura de asas e exibem um bico com 45 cm de comprimento que lhes serve como rede de pesca e arca frigorífica. Encontram-se distribuidos pelo continente Europeu, Africano e Asiático, onde vivem em bandos junto a pântanos, lagos, rios e estuários. São muito sociáveis, meigos e a sua pele facial nua, o seu enorme pescoço, o seu descomunal bico com um gancho na extremidade para facilitar a captura de peixes e com uma bolsa na parte inferior denominada "saco gular" que é 3 vezes maior do que o seu estomago e a membrana interdigital que possuem entre os 4 dedos das patas, são as suas principais características. Alimentam-se de peixes, crustáceos, insectos, bagas e sementes e possuem uma infalível técnica de pesca: juntam-se em bando e, todos juntos, formam uma ferradurta para aprisionarem o peixe entre eles e, de seguida todos ao mesmo tempo, mergulham a cabeça para recolherem o pescado. Comem o necessário e o excedente fica armazenado na bolsa para a próxima refeição. Devido à sobreexploração pesqueira, à poluição e à diminição de habitat, a sua espécie está a entrar em declínio.

Simpático trombudo


É o Trombinhas, Elefante-africano-de-savana (Loxodonta africana), mamífero proboscídeo e encontra-se em quase toda a África Subsariana, mas principalmente em áreas protegidas. Vive em savanas e estepes semidesérticas, é o maior animal terrestre. Incluindo tromba, mede cerca de 6 a 7,5 metros de comprimento e só a tromba pode medir cerca de 1,50 m. Sua altura pode chegar a cerca de 3 metros e pode atingir os 7 500 kg. Seu dorso é côncavo, com forma de sela, a fronte é convexa, as orelhas são muito grandes, com o bordo posterior arredondado e podem cobrir a parte superior das espáduas. Abana-as para facilitar o arrefecimento corporal ou quando é importunados. O lábio superior e o nariz formam a tromba, muito enrugada, que apresenta dois apêndices digitiformes na extremidade e que é usada para cheirar, manusear objectos, recolher alimentos e água e ainda para defesa, ataque ou demonstrações de afecto. As presas não são mais do que os dentes incisivos superiores e crescem durante toda a vida. Estão desenvolvidas em ambos os sexos, embora sejam menores nas fêmeas e são usadas para combater, para escavar raízes e para arrancar a casca das árvores. Não tem caninos, tem dois incisivos superiores (as presas) e quatro molares funcionais de cada vez, que vão sendo substituídos periodicamente ao longo da vida, em seis fases sucessivas: a primeira aos dois anos; a segunda aos seis anos; a terceira aos nove; a quarta e primeira dentição de adulto entre os 20 e 25 anos; finalmente, surgem os quinto e sexto pares de molares. Os elefantes velhos não desenvolvem novos molares, pelo que, à medida que estes se desgastam, vai-lhes sendo cada vez mais difícil alimentarem-se, levando-os a um enfraquecimento gradual e à morte. Os sentidos da audição e do olfacto estão bem desenvolvidos, a pele grossa, com pêlos escassos, é muito sensível e, por isso, é molhada constantemente e esfregada com terra. as patas anteriores têm quatro unhas e as posteriores três. Procura alimento de manhã, ao final do dia e durante a noite, repousa no meio da vegetação durante as horas mais quentes do dia e desloca-se grandes distâncias para procurar alimento e água. Pode causar danos consideráveis na vegetação dos locais por onde passa, pois é caprichoso, derrubando as árvores só para comer os raminhos mais novos. É um animal gregário, vive normalmente em grupos familiares de fêmeas e crias (grupos “matriarcais”) geralmente com 10 a 30 indivíduos, que apresentam ligações muito fortes entre si e um comportamento cooperativo, especialmente no que se refere às crias. O grupo é conduzido pela fêmea mais velha, a matriarca, que detém os conhecimentos sociais do grupo e das características do meio. Esta tem uma influência decisiva sobre o comportamento dos restantes elementos do grupo: se ela atacar um ofensor, os outros elementos do grupo aguardam o desenlace; se esta fugir, todos fogem. Os machos, por outro lado, têm tendência para viver sozinhos ou em pequenos grupos temporários. Neste caso, se forem atacados e tiverem de fugir, fazem-no cada um por si. Alimento-me de folhas, rebentos, frutos e casca de árvores, bem como de raízes e da folhagem de arbustos, bebo, diariamente, cerca de 200 litros de água e ingero perto de 250 a 300 kg de matéria vegetal.Pertenço a uma ESPÉCIE EM PERIGO (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza) que está muito ameaçada pela destruição do habitat (aumento de terras cultiváveis) e pela caça para obtenção do marfim e da carne, que, em alguns locais da floresta equatorial do Congo, chega a valer mais do que o ouro e diamantes. Actualmente, a sua conservação só é possível em parques naturais, em função da quantidade de alimento disponível e de uma gestão rigorosa.

O beijo


Vivem em pastagens nas clareiras do Nepal e do Nordeste da India e são o segundo mamífero terrestre mais pesado do mundo: somente o Elefante os supera. São um Rinocerontes Indianos (Rhinocerus unicornis) com 4 m de comprimento, 1,80 m de altura e umas modestas 4 toneladas de peso. possuem hábitos crepusculares e nocturnos, vêm muito mal, mas o seu olfacto e visão são super apurados, cabeça maciça, corpo volumoso, pele espessa de cor cinzenta sem pêlos, à excepção da extremidade das orelhas e da cauda, apresentam pregas junto às zonas articulares, pelo que parecem estar vestidos com uma couraça, lábio superior preensil para auxiliar a pastagem, incisivos inferiores enormes o que constitui uma poderosa arma juntamente com o seu corno de origem epidérmica (não tem parte óssea), patas curtas e fortes com 3 dedos revestidos de cascos, pelo que são chamados de mamífero ungulado. Devido ao seu tamanho, não têm inimigos naturais: somente o Homem que já quase extinguiu a sua espécie que se encontra CRITICAMENTE EM PERIGO, na procura desenfreada do seu corno, já que acredita que o seu pó tem efeitos afrodisiacos.É URGENTE AGIR!!!!!!

Beleza alada


Voa livre pelos céus de Lisboa mas sujeitou-se a meia dúzia de cliques. É uma Borboleta Zebra (Iphiclides feisthamelii) da família Papilionidae, uma grande e vistosa Borboleta diurna, de corpo esbelto, possui ocelos na extremidade das asas posteriores, é um excelente indicador da qualidade do ambiente e antes de ser insecto foi uma linda lagarta que se alimentou de folhas de pessegueiros.

Espalhando o terror


Por onde quer que passe deixa um rasto de terror pois ataca indiscriminadamente animais e pessoas. É um Jaguar (Panthea onca) de 15 anos de idade, mamífero crepuscular, solitário, territorial, belo e cruel com 90 cm de altura, 1,40 m de comprimento mais 1 m de cauda e 90 kg de peso, originário desde o Sudoeste dos E.U.A. até ao Norte da Argentina onde habita florestas húmidas e matagais sempre nas proximidades de água. De corpo robusto, patas curtas, poderosas, com forte musculatura que podem, de um só golpe, estripar uma girafa ou veado, possui pelagem suave e brilhante de cor negra com manchas pouco visíveis, porque é um indivíduo melânico, isto é, com excesso de melanina (fenómeno oposto ao albinismo). Caça por emboscada no solo ou nas árvores, é exímio trepador e nadador e um predador generalista, alimentando-se de pecaris, veados, capivaras, preguiças, primatas, roedores, caimões, peixes, crustáceos e ovos. Animal raro já na sua área de distribuição, excepto na bacia amazónica, pertence a uma ESPÉCIE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO.

Porte e altivez


Porte altivo, caçador solitário e nocturno, fareja a presa com artimanha. É um Tigre branco (Panthera tigris), o maior de todos os felinos, com 3 m de comprimento, altura superior a 1 m e 300 kg de peso. Não ... não é albino mas sim o resultado dum gene recessivo, pelo que possui olhos azuis, nariz cor de rosa e pelagem de fundo branco cremoso com listas cor de chocolate, mas seus pais são Tigres comuns com pelagem de fundo alaranjado, olhos amarelados e nariz acastanhado. É um exemplar extremamente raro em estado selvagem, mora em zonas pantanosas e em florestas onde se posso camuflar, sendo a sua espécie comum no Sudeste da Ásia e no Sul e Centro da Índia. Apesar do seu peso e tamanho, move-se com graciosidade, elegância e sem fazer o menor ruído, tem patas fortes bem como as garras, dentes afiados, péssima visão e olfacto, mas excelente audição, exímio nadador, devora cervos, ursos, bovinos, suinos e para ele, uma razoável refeição deve rondar os 40 kg de alimento. Sua esperança de vida, raramente ultrapassa os 20 anos, mas mesmo velho, fraco ou ferido, não hesita em atacar o Homem, quem sabe porque, apesar de ser considerado uma fera invencível, ele levou quase ao extremínio a sua espécie pela avidez de obter lucros com a sua pele, ossos e dentes. Na natureza, o número de exemplares da sua espécie, é reduzidíssimo. Será que os nossos descendentes ainda os vão conhecer?????

Urso gato

É um Binturongue ou Urso gato (Arctictis binturong), mamífero carnívoro, nocturno, territorial e arbóreo, nativo das densas florestas tropicais da Malásia, Bornéu, Java, Vietname e Nordeste da Índia, mede pouco mais de 1,10 m mais 75 cm de cauda, pesa cerca de 15 kg, a sua pelagem é despenteada e densa em tons de cinza acastanhado, sua cauda bem felpuda é preênsil, tem 5 garras curvadas em cada pata e o seu sentido mais apurado é o olfacto, tem visão deficiente e as suas vocalizações são grunhidos. Alimentam-se de frutos, cadáveres, pequenos invertebrados, peixes, ovos, folhas e rebentos, na sua espécie, a fêmea é maior do que o macho e sempre dominante e para descanso de quem os ama, a sua espécie não está em vias de extinção.

Acha que lhe ficam bem


É um Búfalo Africano (Syncerus coffer coffer) e encontra-se distribuido pela África Subsariana, em savanas, bosques e planícies abertas e arborizadas, sempre próximo de água. Sua pelagem é negra, possui cornos largos, que se tocam no meio da fronte e são virados para trás e que julga até que lhe ficam muito bem. Tem os sentidos do olfacto e da audição muito apurados, ao contrário da visão. Pasta, geralmente, nas horas frescas do dia ou à noite e descansa sempre perto de água. Vive em manadas de 50 a 500 indivíduos, nas quais existem relações de hierarquia bem definidas. Os machos velhos vivem sozinhos ou em pequenos grupos de dois a cinco indivíduos. Alimenta-se principalmente de herbáceas e acasala em qualquer época do ano, mas há picos relacionados com a época das chuvas (de forma que os nascimentos coincidem com a altura de maior abundância de alimento). As fêmeas permanecem junto da cria defendendo-a ferozmente dos predadores se a manada fugir. Pertenço a uma ESPÉCIE EM RISCO E DEPENDENTE DE CONSERVAÇÃO (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza) que tem sido ameaçada pela diminuição de habitat (aumento de terrenos de cultivo) e, principalmente, pela caça por desporto e para alimentação humana.

Um hino à beleza


É um excêntrico e exuberante Faisão dourado macho (Chrysolophus pictus) originário do Leste da China e a sua espécie foi, mais tarde, introduzida na Inglaterra. Vive em montanhas e vales com coberto denso arbustivo e de bambu. Na sua espécie existe dimorfismo sexual. Os machos possuem esporões nas patas e um longo penacho amarelo na cabeça; o pescoço é amarelo com as penas marginadas de negro, o manto é verde, o dorso amarelo e o ventre vermelho; as asas são azuis com rémiges brancas e negras; as penas centrais da cauda são extremamente compridas e apresentam manchas redondas de cor bege marginadas de negro; lateralmente exibem penas de cor vermelha. As fêmeas têm plumagem castanha mesclada de tons mais escuros e bandas castanho-escuras na cauda. A cauda é longa e estreita em ambos os sexos, medindo 63 a 79 cm, nos machos, e 34 a 38 cm, nas fêmeas. Tem hábitos terrestres e sedentários, alimenta-se de folhas, rebentos, flores e invertebrados (aranhas e insectos). A sua espécie tem estatuto de baixo risco/quase ameaçada (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). A desflorestação e a caça para alimentação humana, pois são considerados um requinte gastronómico na região, têm contribuído grandemente para a sua diminuição.

Só me falta a mota


É um vistoso Mutum de capacete (Pauxi pauxi pauxi) e encontra-se nos Andes e na serra de Perijá (junto à fronteira da Colômbia com a Venezuela), vivendo no interior de florestas montanhosas de chuva muito densas, principalmente dos 1000 aos 1500 metros de altitude. Prefire encostas íngremes e evita as orlas das florestas.
Ambos os sexos apresentam um elmo acinzentado na fronte e as fêmeas são, geralmente, semelhantes aos machos. Mede 90 cm, pesa cerca de 3 kg, sua plumagem é toda negra e seu bico pequeno e avermelhado. Procura alimento no solo, ao início e final do dia. Vive solitário, em casais ou em pequenos grupos familiares. É sedentário, mas pode realizar movimentos em altitude, à procura de alimento. Alimenta-se de frutos caídos, sementes, rebentos e herbáceas, insectos e regurgita as sementes dos frutos que ingire. Pertence a uma ESPÉCIE CONSIDERADA VULNERÁVEL, sendo rara na sua área de distribuição e estando limitada a pequenas populações dispersas. Tem sido ameaçada pela desflorestação para a construção de estradas e pela caça para alimentação humana e para o uso do elmo com fins ornamentais.

A velha da floresta


É a Jamily, uma Orangotanga de Sumatra (Pongo abelii)) de 7 anos de idade, mamífero primata notavelmente semelhante ao ser humano, de hábitos diurnos, arbóreo, raramente desce ao solo, com 90 cm de altura, 65 kg de peso e uma esperança de vida de 40 anos. Sua cabeça é grande, beiços redondos, nariz enterrado entre os olhos que são muito juntos, um corpo com braços longos e pesados, pernas pequenas e fracas, sem cauda, pelo fino, comprido e abundante, nativa das montanhas das florestas tropicais até 4 000 m de altitude de Sumatra e Burbéu, alimenta-se de frutos, invertebrados, ovos, sementes e rebentos tenros. Como curiosidade digo-vos que Orangotango é um nome que vem de duas palavras da língua malaia que, juntas, significam "velho da floresta". É mais um exemplar duma ESPÉCIE SERIAMENTE AMEAÇADA, já que na natureza apenas existem cerca de 7 000 indivíduos.

Cumprindo a função polinizadora


Bailando entre plantas e cumprindo sua função polinizadora, vital para elas que, ao longo dos milénios, se habituaram a negociar com elas este serviço, são Borboletas Malhadinhas (Pararge aegeria), diurnas, de cores vistosas da família Nymphalidae com uma envergadura que pode ir dos 3,8 cm aos 4,6 cm. A sua espécie encontra-se distribuida por toda a Europa, Norte de África e Ásia Central vivendo em bosques, eucaliptais e jardins. Adoram Sol e raramente sobem acima dos 1000 metros de altitude e na sua espécie, os machos são muito terrioriais e defendem o seu território executando voos em forma de espiral.

Uma beleza especial


Da família dos Ninfalídeos e com uma beleza estonteante e coloração viva, ela é a Rainha das Borboleas: uma Borboleta Monarca (Danaus plexippus) com ampla distribuição no continente Americano e actualmente também no Europeu, possui cerca de 8 cm de envergadura de asas, corpo negro com marcas brancas, alongado e fino, dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdomen. olhos bem desenvolvidos, antenas formadas por vários segmentos e com uma variada série de orgãos sensoriais, 3 pares de patas, 2 pares de asas com coloração laranja com listas negras e marcas brancas. Tem grande capacidade migradora, chegando a percorrer 5 000 km entre a área de multiplicação e a zona de hibernação.

Um pavão que é insecto


De extravagante colorido e exuberante elegância ela é uma airosa Borboleta Pavão diurno (Inachis io) com cerca de 5 cm de envergadura de asas, alimenta-se de pólen das flores, possui ocelos (olhos falsos) nas pontas das asas para confundir os predadores que ao atacarem nessa zona, lhe permitem fugir sem grandes danos fisicos. Tem como planta hospedeira para as suas lagartas, as urtigas, é migradora e hiberna como insecto.

Inteligência privilegiada


Mamíferos cetáceos perfeitamente adaptados a viver em meio aquático, são o Shelby e a Sheyla, Golfinhos comuns (Delphinus delphis) de 16 e 12 anos de idade, 2 m de comprimento e 90 kg de peso. Gregários, ágeis e exímios nadadores, atinjem 40 km/hora mas gostam de saltar até 5 m de altura e até de sair fora de água e também sabem mergulhar e a grandes profundidades. Encontram-se distribuidos por quase todo o mundo, à excepção de mares muito frios, alimentam-se de peixe e cefalópodes e possuem cerca de 50 dentes cónicos e pequenos em cada maxilar. Muito brincalhões, são excessivamente inteligentes e essa inteligência é motivo de muitos estudos por parte dos cientistas. Possuem extraordinário sentido de ecolocalização ou biosonar que utilizam para nadar por entre obstáculos, para caçar presas, saber a sua textura, densidade e tamanho. Sua esperança de vida, raramente ultrapassa os 40 anos e os seus predadores são os Tubarões e o Homem.

Harmonia


O meu amigo, aqui no malmequer, é um Escaravelho Maio (Heliotaurus ruficollis) da família Alleculidae com corpo arqueado, armadura bucal trituradora bastante forte, alimenta-se de madeira e de minusculos insecos, tem 1 par de antenas, 2 pares de asas e 3 pares de patas e a capacidade que possui em voar, permite-lhe escapar aos predadores, capturar presas e encontrar parceiros.

Fiel até à morte


Ela é a Anuska, uma Arara escarlate (Ara Macao) de 28 anos de idade, nativa do México, Brasil, Bolívia, Perú e Equador onde habita florestas húmidas de terras baixas e zonas arborizadas nas margens de rios, com 88 cm de comprimento e 1 kg de peso, barulhenta, inteligente e meiga, possui uma plumagem exuberante, avermelhada na cabeça, região ventral, parte superior do dorso e cauda, sendo amarela e verde nas grandes e médias supra alares e azul na região basal da cauda. Sua face tem pele nua de cor branca, seu bico é claro na mandíbula superior e negro na inferior, tem patas zigodáctilas, alimenta-se de frutos, sementes e plantas mas também come barro encontrado nas margens dos rios para neutralizar o veneno de plantas venenosas e a sua esperança de vida é de 80 anos. Escolhe um único companheiro para a vida inteira e é assídua em seus galenteios. Se o seu par sofrer um acidente mortal, pode chegar ao suicídio, alcançando uma grande altura e deixando-se cair com as asas fechadas. A sua espécie ainda não está globalmente ameaçada mas a ameaça de sobrevivência paira, devido à captura para venda como animal ornamental e pela destruição do seu habitat.

Animais em perigo

Desde que a terra existe, muitas espécies de animais foram desaparecendo, principalmente devido à destruição imposta pelo Homem. Em todo o Mundo, o tráfico ilegal de animais vivos, floresce. Os coleccionadores privados, laboratórios de pesquisa, lojas de animais, jardins zoológicos, circos e até curandeiros da Ásia são o principal mercado consumidor. É o terceiro maior negócio em contrabando depois das drogas e das armas. Nos últimos 300 anos provocámos a extinção em massa de milhões de espécies diferentes. Interesses económicos, poluição, crescimento urbano, introdução de espécies mais dotadas em habitats onde não existiam e outras manifestações da nossa “civilização” fazem com que, de 15 em 15 minutos, desapareça para sempre, uma espécie vegetal ou animal. Todavia, gostaria de contribuir para preservar viva a memória dos animais em vias de extinção que talvez os nossos filhos e netos não possam jamais ver em carne e osso.
Entre muitos outros encontram-se o Elefante, o Gorila, o Leão, o Rinoceronte, o Chimpanzé, a Onça, o Puma, o Ocelote, a Lontra, o Lince, o Lobo, a Arara Jacinta, o Diabo da Tasmania, o Tucano, o Koala e ...

Sempre a rir


Famosa pelo seu grito que mais se assemelha a uma gargalhada e endémica da Austrália, é a Nirvana, uma Cucaburra ou Martim-caçador risonho (Dacelo novaeguineae), o maior membro da família dos Guarda Rios, ave gregária e territorial de 4 anos de idade, 42 cm de comprimento, 600 g de peso, habita florestas de eucaliptos circundadas por rios, terrenos agrícolas, parques e jardins. Possui uma cabeça demasiado grande em relação ao corpo, bico espesso e robusto, plumagem acastanhada com riscas brancas e cauda em tons avermelhados e branca na ponta. Na sua espécie a fêmea é menos colorida, é monogâmica e as crias das ninhadas anteriores ajudam a criar os irmãos mais novos. Procura alimento no solo, em voo ou em águas pouco profundas, alimentando-se de peixes, insectos, anfíbos, lagartos, pequenas serpentes, roedores e crias de outras aves. Comunicam entre si com frequência, através de vocalizações ruidosas que parecem gargalhadas pelo que o seu nome "Cucaburra" significa, em dialecto arborígene "Ave que ri". É o maior dos Pica peixes, sua esperança de vida é de 15 anos e a sua espécie não está ameaçada de extinção, convivendo, pacificamente com os Humanos.

O plantador de carvalhos


Ave muito barulhenta e briguenta, conhecida pelo som áspero do seu pio, é um Gaio rabudo (Cyanocitta formosa), mas quando bem disposto, também é capaz de cantar, com um som semelhante a uma flauta. Natural da Améica do Norte e Central, habita matagais espinhosos, bosques de folha caduca e zonas arborizadas perto de cursos de água, com 45 cm de comprimento, plumagem de cor azulada na região dorsal e branca na região ventral, apresenta um colar negro no peito e uma sedutora crista curva e alta, branca com a extremidade negra, sua cauda é bastante comprida, o bico é espesso e cinzento escuro tal como as suas patas.Tem muito má fama porque invade os ninhos das outras aves e come os seus ovos e filhotes, mas também gosta de insectos, aracnídeos, sapos, rãs, frutos, flores, sementes e nozes. Da mesma forma que o Esquilo também ele escondo bolotas de carvalho, na terra para consumir em alturas de escasez de alimentos. E, frequentemente, essas bolotas brotam, dando origem a novos carvalhos e por essa razão é chamado "Plantador de carvalhos". Vai prontamente ao local onde lhe é oferecida comida e é, provavelmente, uma das aves menos tímidas. Pertence a uma espécie ainda não globalmente ameaçada.

À beira do lago


Ainda não se deitei mas não o quer fazer sem tomar o pequeno almoço. Está à beira dum lago esperando pacientemente algum peixinho que passe mais à superfície. É uma Garça nocturna ou Goraz (Nycticorax nycticorax), ave nocturna de médio porte, migratória e dispersiva com 60 cm de comprimento, 800 g de peso, plumagem azul acinzentada e branca, olhos vermelhos, tarsos e pés robustos amarelados, de origem subsariana mas, actalmente, com uma distribuição alargada a nível mundial, habita locais com abundante vegetação mas sempre na proximidade de cursos de água onde, pacientemente, com o seu bico negro e pontudo, fisga os peixes, crustáceos e anfíbios de que se alimenta, mas também gosta como petisco, de insectos, invertebrados e crias de outras aves. Possui um voo laborioso e adopta sempre uma postura atarracada com a cabeça e o pescoço junto ao corpo, tanto em repouso como em voo. Os arrozais constituem um local de eleição para a sua espécie que. actualmente, é muito abundante em Portugal.

A magia da noite


Nativo das encostas rochosas e terrenos semideserticos até 2400 m de altitude da região Norte e Centro da Índia, é o Leónidas, um Bufo de Bengala (Bubo bubo bengalensis), uma mágica ave de rapina nocturna de 18 anos e tem um voo completamente silencioso, porque nas asas, as penas de voo têm a ponta desfiada, é solitário, tem 56 cm de comprimento, 2,300 kg de peso, 1,80 m de envergadura de asas, possui 2 penachos auriculares colocados, assimetricamente, na cabeça, a sua plumagem exibe uma tonalidade base de cor castanho clara mesclada por penas castanho escuras e brancas, tem uma excelente visão nocturna e por isso é considerado o vigilante da noite, mas também consigue ver de dia. A principal diferença entre aves de rapina diurnas e nocturnas está no tamanho dos olhos: elas, as nocturnas exibem olhos muito maiores. É um super predador o que significa que ocupa o último elo da cadeia alimentar, podendo até deglutir outros predadores (águias, falcões ...) mas a sua alimentação é, preferencialmente, feita à base de roedores e para que eles não lhe mordam quando os captura, possui uma camada de penas a cobrirem-lhe as patas. A sua esperança de vida é de 65 anos e ainda não é considerado uma espécie em vias de extinção.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Estilo felino


A sua espécie é um valioso troféu para caçadores inescrupulosos. Também os fazendeiros criminosos que só pensam em lucros e os latifundiários gananciosos que queimam a floresta para obterem mais espaço, estão a levar a sua ESPÉCIE À BEIRA DA EXTINÇÃO.Temida por todos, silenciosa, tenaz, paciente, ágil, arisca, territorial, solitária e muito feroz, é uma Onça pintada fêmea (Panthera onca), mamífero carnívoro com actividade diurna e crepuscular, com 1,60 m de comprimento, 75 cm de altura, 55 cm de cauda e 90 kg de peso. Nativa do Sul dos Estados Unidoa da América, Argentina, Amazónia e Pantanal, habita florestas tropicais e margens de rios arborizadas. Seu corpo é robusto e musculoso, cabeça arredondada, patas curtas e musculadas, pelagem amarela acastanhada com pintas negras, é grande saltadora e exímia nadadora, possui mandíbulas fortes e é o único felino que mata as suas presas prefurando o crânio com os caninos. Sua dieta é composta por mamíferos de grande e médio porte, aves, répteis e peixe e a sua esperança de vida, dificilmente ultrapassa os 20 anos.

A rainha dos céus


Em bom Português, rapinar quer dizer, surrupiar, roubar. Assim sendo, o termo "ave de rapina" significa ave que rouba. Não é bem assim. Ela prefere, antes, ser chamada de ave caçadora, pois só caça para poder sobreviver ou para alimentar a minha prole. E o mesmo se passa com todas as outras espécies chamadas "Aves de rapina". É uma ave muito dócil e meiga, natural da América do Sul, é a Beluska, uma Águia escudada ou Águia Azul do Chile (Geranoaetus melanoleucus), com 75 cm de comprimento, 2,200 kg de peso, 2 m de envergadura de asas e é ainda muito jovem: acabou de completar 2 anos, mas quando se tornar adulta, lá pelos 4 anos, seu dorso e peito tornar-se-ão azuis e terá um desenho no dorso semelhante a um escudo. Bico recurvado e pontiagudo, garras fortes e aguçadas e visão de longo alcance, são característica que a tornam ágil na captura de pequenos mamíferos, anfíbios, pássaros insectos e lagartos e cauda curta e asas longas servem-lhe para planar a grandes altitudes, esperando pelo melhor momento para atacar.

Citação

"Na minha opinião, a destruição intencional e descuidada da vida selvagem é uma ofensa não só contra a Natureza, mas também contra a civilização."
Bil Oddier, observador de aves

Sofrimento animal

Num país em que é normal abandonar animais de companhia (estima-se em um milhão o total de cães e gatos “errantes”), afogar cachorrinhos e gatinhos à nascença e manter cães presos por correntes de ferro uma vida inteira, alimentados a ossos e pontapés, não é difícil adivinhar que tipo de tratamento recebem os animais destinados à alimentação. E se fosse difícil adivinhar bastaria abrir os olhos e ver os transportes de gado que passam todos os dias nas estradas portuguesas, ao sol, à chuva, atolados nas próprias fezes, sem água nem espaço para mexer a cabeça. Bem-estar animal? Matança humanizada?

Ave da Morte


Ele é o Janjão, um Grifo ou Abutre fulvo macho (Gyps fulvus), uma majestosa e imponente ave de rapina diurna com 2 anos de idade, 8 kg de peso e uma envergadura de asas de 2,80 m. Encontra-se distribuido por toda a Península Ibérica, Balcãs, Turquia, Noroeste de África e Médio Oriente. É necrófago pois alimenta-se quase exclusivamente de carne em decomposição de animais mortos (incluindo o Homem) e devido à sua constante presença nos locais de morte, tornou-se símbolo desta aos olhos do Homem. Possui patas fortes e garras aguçadas, bico adunco e relativamente curto que lhee serve como arma de defesa e de ataque e que está adaptado a arrancar pequenos pedaços de carne , sua visão é super apurada, nidifica em escarpas, formamdo colónias denominadas "muralhas de Grifos", onde habitam, em média, 50 casais e quanto mais avançada fôr a sua idade, mais exuberante será a sua coroa de penas brancas à volta do pescoço, que é careca para que ao introduzi-lo nas carcaças dos animais mortos, não o suje. A população da sua espécie está em regressão, pelo que já é considerada uma ESPÉCIE VULNERÁVEL.

S.O.S. ... Planeta Terra


Ela é espetacular, exótica, exuberante, bela, dócil e inteligente, mas pertence a uma ESPÉCIE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO, FRUTO DA MALDADE, EGOÍSMO E DESLEIXO DOS HOMENS!Por favor acordem e ajudem a salvar este Planeta que é nosso mas também é de todos os seres que nele habitam. É a Soraya, uma Catatua das Molucas (Cacatua moluccensis) de 18 anos de dade, nativa do Sul d arquipélago das Molucas, onde habita florestas húmidas até aos 1000 m de altitude, mede 50 cm de comprimento, peso 750 g, possui vistosa plumagem branca e rosa salmão, uma longa e forte crista no alto da cabeça que levanta quando tenmuma emoção, seja boa ou má e que faz lembrar um leque expandido, bico e patas negras, sua zona periocular é levemente azulada, possuo pés zigodáctilos, quando forma casal é para toda a vida, alimenta-se de semantes, frutos frescos e secos, bagas, insectos, larvas e nectar e a sua esperança de vida ronda os 80 anos.

O banho de Sol


É um Lemur de cauda anelada (Lemur catta) e encontra-se em zonas rochosas com vegetação esparsa, no Sul e no Sudoeste de Madagáscar, possui corpo esguio, orelhas triangulares, focinho comprido e tem grandes olhos. Exibe uma “máscara” preta e branca na face, a sua pelagem do corpo é acinzentada, mais pálida na região ventral e mais avermelhada na região dorsal, a cauda é comprida e tipicamente anelada com riscas alternadas brancas e negras. Na sua espécie não existe dimorfismo sexual. Possui glândulas odoríferas sob os membros anteriores (machos) e posteriores (machos e fêmeas), nos pulsos (machos e fêmeas), sob o queixo (machos) e na região genital (machos e fêmeas). As secreções destas glândulas servem para a demarcação territorial e os combates rituais entre machos. São ainda produzidas quando se sentem importunados. É um primata gregário, de hábitos diurnos e vive em grupos sociais de 20 a 40 indivíduos. As fêmeas são dominantes e os machos estão em constante transição entre grupos. Desloca-se essencialmente no chão. No entanto, gosta de tomar banhos de sol nas árvores e uma grande parte do seu tempo é utilizada a cuidar da pelagem. Alimenta-se de rebentos, folhas, flores, frutos e herbáceas. Pertence a uma espécie vulnerável. Está a verificar-se um grande declínio das populações, devido à destruição do habitat, à caça para consumo da sua carne ou simplesmente por serem considerados “um mau presságio para quem nos vê". A espécie é mantida em áreas protegidas e reproduz-se com facilidade em zoos.

Mas que sono ...


É um flamingo-rubro (Phoenicopterus ruber ruber) e pode ser encontrado nas ilhas das Caraíbas e nas ilhas Galápagos, nas margens de lagoas salinas, de rios e de estuários. Tem 1,30 m de comprimento e 1,50 m envergadura de asas. Sua plumagem tem tonalidade predominantemente carmim, com as rémiges pretas, o bico curva para baixo e é carmim, excepto na extremidade, que tem cor negra, o pescoço é muito longo e tem cor carmim, tal como as patas. As membranas interdigitais nas extremidades das patas facilitam-lhe a deslocação na vasa. A coloração carmim deve-se aos pigmentos presentes nos crustáceos e microalgas de que se alimenta. Alimenta-se tipicamente com a cabeça invertida, muitas vezes mergulhada na água até ao pescoço, filtrando o alimento com as lamelas que se encontram no interior do bico, enquanto expele a água ou o lodo. A sua dieta consiste em invertebrados aquáticos (crustáceos, moluscos, anelídeos e insectos), microalgas, sementes de herbáceas aquáticas e folhas em decomposição. Por vezes, também ingere pequenos peixes e lodo, para extrair a matéria orgânica (bactérias, protozoários, microalgas).Pertence a uma espécie vulnerável já que a população das Galápagos é relativamente reduzida e, por isso, susceptível de ameaça por eventuais desastres naturais ou eventuais derrames petrolíferos.

Vai com pressa


De aspecto simpático e afável, é um dos mamíferos de grande porte mais perigoso do planeta. É um Urso pardo (Ursos arctos) origináro do Norte da Europa, Ásia e América do Norte com corpo pesado e robusto, peso 550 kg, possui pelagem espessa castanho dourado, rabo curto, cabeça larga com orelhas curtas e arredondadas, focinho comprido, olfacto muito desenvolvido, garras não retrácteis com 10 cm de comprimento, é plantígrado já que, ao andar, apoia toda a sola do pé no chão tal como os Humanos, alimenta-se de mariposas, larvas, frutos silvestres, mel, raízes, peixe, ovos, roedores, alces, cerdos e gado doméstico. Animal solitáro, durante o Inverno procura uma caverna e entra em estado de letargia (não hiberno). Aí, a sua temperatura desce levemente, a sua respiração e batimentos cardíacos diminuem de ritmo, não come, não bebe, não defecta nem urina mas consigue detectar qualquer inimigo e sair ràpidamente dessa letargia se for necessário. A sua esperança de vida é de 30 anos em estado selvagem e pouco mais de 40 anos em cativeiro e a sua espécie ainda não está globalmente ameaçada embora o seu habitat tenha vindo a ser reduzido.

Ternura


Nativa do Leste e Sudeste da Austrália, é a Érika, uma simpática Koala (Phascolarcus cinereus) de 7 anos de idade, um ternurento mamífero marsupial, pois possui uma bolsa no ventre onde abriga, transporta, alimenta e mima as suas crias até 1 ano de idade. Seu nome "koala" deriva do dialecto aborígene e significa "que não bebe". Sua pelagem é macia de cor cinzenta e branca, mesclada na região dorsal, suas orelhas são muito grandes e peludas, o seu nariz é enorme, tem ausência de cauda e fortes garras que auxiliam na preensão dos ramos e ascensão dos troncos onde come e dorme cerca de 18 horas por dia. Raramente desce ao solo, pesa 10 kg, tem hábitos nocturnos, alimenta-se de rebentos tenros de eucalipto e da casca mais macia destas árvores, sua esperança de vida é de 15 anos e pertence a uma ESPÉCIE CRITICAMENTE AMEAÇADA mas os esforços realizados para a conservação da espécie, têm vindo a resultar na recuperação da mesma.

Colorindo a natureza


Pássararo barulhento...Espalhafatoso...Nem precisa anunciar a sua chegada...Pois sua exuberante beleza desperta a atenção... É a Megally, uma Arara de fronte vermelha (Ara rubrogenys) de 9 anos de idade e encontra-se numa região muito restrita do Centro da Bolívia, na encosta leste da cordilheira andina. Vive em zonas áridas de montanha com vegetação arbustiva e em desfiladeiros e vales, entre 1100 e 2500 metros de altitude, com árvores de folha caduca e cactos. Mede 55 cm de comprimento e pesa cerca de 1 kg, a plumagem é predominantemente verde, mas a fronte e a coroa têm cor vermelha (o que confere o nome vulgar à espécie). Existem ainda manchas vermelhas nas auriculares, nas coxas, na parte superior da dobra das asas (“ombro”) e na parte inferior das asas. As rémiges (penas da extremidade das asas) são azuis. A zona periocular (em torno dos olhos) e a base da mandíbula apresentam cor rosada, com pequenas penas negras, que formam um padrão estriado. As patas são zigodáctilas (tem dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás) o que me auxilia na ascenção dos ramos e com os quais segura os alimentos. Alimenta-se das sementes de algumas leguminosas e dos frutos de alguns cactos da sua área de distribuição, mas as fontes naturais de alimento são, muitas vezes, escassas, pelo que procura, frequentemente, as plantas de cultivo, como o milho. A sua espécie está EM PERIGO DE EXTINÇÃO. pois tem sido perseguida pelos agricultores locais por ser considerada uma praga agrícola e ainda mais prejudicada pela destruição do seu habitat (desaparecimento da flora local causado pela exploração agro-pecuária), na sua já muito restrita área de distribuição. A população total em estado selvagem está, actualmente, estimada em menos de 4000 indivíduos, com tendência a decrescer.

Duas bossas e muito pelo


É a Brigith, um Camelo fêmea (Camelus bactrianus) e é um sedutor mamífero ruminante, oriundo da África, Arábia e Ásia Central, com 8 anos de idade, 500 kg de peso e 2 bossas que servem para armazenar reservas de gordura que utiliza quando não tem alimentos à disposição, atinje uma velocidade de 16 km/hora, a suave pelagem que lhe cobre o corpo permite uma refrigeração e impede que o sol ou as areias batidas pelo vento possam ferir a sua pele, suas patas largas e achatadas suportam o seu peso impedindo que se enterre na areia. Pode andar 100 km em areia, ao vento, ao sol e debaixo de altas temperaturas, sem comer nem beber e as suas longas pestanas protegem-lhe os olhos das partículas das tempestades, alimenta-se de vegetação seca e cactos e é capaz de beber 150 l de água em cerca de 10 minutos. Quase todos os Camelos estão domesticados mas existe ainda um número reduzido deles, em estado selvagem, no deserto do Gobi, na Mangólia

Dentição perfeita


Com os seus modestos 5,50 m de comprimento e 1 tonelada de peso, é um Aligator do Mississipi (Alligator mississippiensis), um réptil semi aquático, algo” agressivo, ovíparo, oriundo do Sul e Sudeste dos Est. Unidos da América, onde habita zonas encharcadas ou rios. possui cabeça relativamente larga e achatada, o focinho é arredondado e o quarto dente da mandíbula inferior fica oculto quando fecha a boca, sendo esta uma das características que facilmente distinguem os aligátores (família Alligatoridae) dos crocodilos (família Crocodilidae). Sua pele é cinzenta ou negra e está coberta por escamas e placas córneas. Apresenta membranas entre os dedos (membranas interdigitais) e fortes garras e a sua cauda é achatada lateralmente. Como é carnívoro, alimenta-se de tartarugas, peixes, aves, serpentes, roedores e herbívoros. Captura e dilacera as presas com os seus dentes afiados, mas não as mastiga, engolindo grandes bocados de carne ou toda a presa de uma vez. Está mais activo durante o dia. Não se alimenta durante os meses mais frios. Em geral, durante o Inverno, hiberna em tocas construídas por ele e sobrevive à custa das reservas de gordura que acumulou durante o Verão. É o único réptil que exibe cuidados parentais. Porque nos anos 50, o seu território foi diminuído devido à drenagem de pântanos e à caça para o comércio ilegal de peles, a sua população foi drasticamente reduzida e actualmente é uma espécie protegida pelo que o seu número tem vindo a aumentar.

Ao raiar do dia


Ele é um Galo (Gallus gallus domesticus), ao que se pensa, originário da Ásia, mas este é um caso ainda não encerrado. Existem variadíssimas subespécies de diferentes tamanhos na Europa, na Ásia e em África, pelo que o antepassado comum pode ser originário de qualquer um dos continentes, tendo a espécie sido introduzida posteriormente nos restantes continentes.
Na quinta, o galo é o protagonista da manhã. Ao raiar do dia, canta para acordar todos os outros animais e pessoas que vivem do campo. Ao final da tarde, é o primeiro a recolher, para que as galinhas também o façam. Sempre de acordo com a hierarquia, que aqui quem manda é o galo! Passa o dia a esgravatar e a comer tudo o que apanha na terra, sejam minhocas, sementes, pequenos frutos e migalhas e a sua esperança de vida é de 15 anos.

Pose canina


O Cocker Spaniel pertence a uma família ancestral, utilizada na falcoaria, desporto muito apreciado pela dinâmica que estabelecia entre o caçador, o cão (que “levantava” a ave) e o falcão (que a caçava). Pensa-se que os Spaniel foram levados de Espanha para Inglaterra pelos romanos, já que a palavra Spaniel é de origem espanhola e significa, precisamente, “espanhóis”.
Dotado com um óptimo olfacto e mordedura delicada, dócil por natureza e muito afectuoso, assim é este cão. É um verdadeiro amigo do seu dono, leal, gentil e obediente. É igualmente inteligente, daí que obtenha particular sucesso nos treinos de obediência.
Com as crianças, revela-se uma companhia alegre, pronto para a brincadeira. Não aprecia ser deixado sozinho, já que necessita de bastante atenção. Este cão precisa de estar bem inserido na família, caso contrário será infeliz e poderá mesmo desenvolver comportamentos que não são típicos da raça. O Cocker Spaniel possui um porte médio, cuja altura varia nos machos entre os 39 e os 42,5 cm e nas fêmeas entre os 38 e os 41 cm. O seu peso oscila entre os 12,7 e os 14,5 Kg.
A sua pelagem é de comprimento médio, lisa e sedosa e são permitidas várias cores uniformes. Não é um bom cão de guarda já que raramente ladra.
Originário do Reino Unido a sua data de origem remonta ao séc. XIX e a sua esperança de vida é de 15 anos

Citação

"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem o nosso respeito e nossa protecção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles."
Philip Ochoa

Trabalhando ...


É a Joanna, uma Égua (Equus caballus), de 11 anos de idade, 1,50 m de altura, 240 kg de peso, cabeça fina e alongada, orelhas pontudas e móveis, narinas muito abertas, corpo coberto de pêlo, alongado na cauda e pescoço, onde forma a crina e somente com um dedo central onde a última falange é chamada de casco. Como é um mamífero herbívro, alimenta-se de capim e ervas quando no pasto mas também gosto de milho, vegetais e farelo. É gregário, alegre e muito inteligente e pertence à unica espécie animal que possui 18 pares de costelas.

Que venha a ser livre



Caíu do ninho e está a ser cuidado por mim e pelos meus colegas. Espero que sobreviva a esta aventura e possa voar livre pela natureza. Conhecido de todos vocês, é a mais familiar das aves e pode ser observado em todos os lugares habitados por pessoas, no campo ou na cidade, abaixo dos 62º de latitude Norte, vivendo em grandes bandos que podem atingir os 500 indivíduos e alimentando-se das suas sobras, apesar de apreciar um saboroso insecto, sementes e boa fruta. É um Pardal comum macho (Passer domesticus), mede cerca de 14 cm, tem uma envergadura de 25 cm, apresenta dimorfismo sexual, tendo o macho (ele) tons mais escuros, uma coroa cor de chocolate e uma gravata escura que se alarga no peito enquanto a fêmea é mais clara e uniforme, possui patas cinzentas rosadaas, asas curtas, cabeça grande, cauda de porte médio, sua esperança de vida é de 12 anos e reproduz-se em fendas e buracos de árvores, telhados e buracos de muros, fazendo uma grande e desarrumada esfera com entrada lateral a que chama "ninho" e onde a fêmea coloca 4 a 6 ovos que em conjuno chocam durante 14 dias.

Amor no reino animal


São o Yzzu e a Yoanna e pertencem à família dos maiores psitacídios do Planeta, sou um casal de Araras Jacintas (Anadorhincus hyacinthinus) de 18 anos de idade, 1 m de comprimento e 1,600 kg de peso. Vivoem na orla das florestas húmidas das terras baixas e em savanas com palmeiras de algumas regiões do Brasil, Paraguai e Bolívia. Sua exuberante plumagem é de cor azul cobalto, apresentam pele de cor amarela debaixo da mandíbula inferior e na região periocular, bico cinzento forte e curvo, patas zigodáctilas cinzentas, alimentam-se de frutos, dum conjunto restrito de palmeiras e de caracóis. São muito inteligentes, vistosas e vivem em casal que formam para toda a vida. E agora uma má notícia: recentemente, a sua espécie que era considerada como vulnerável, está agora classificada como EM PERIGO DE EXTINÇÃO, devido à captura ilegal e à destruição dos locais de nidificação. A sua população, em estado selvagem, é estimada em menos de 10 000 indivíduos. Se não houver consciência por parte dos Humanos, nossos descendentes, certamente não irão poder admirar muitas das espécies que ainda habitam este Planeta.

Elegância alada


De grande elegânca e famosa pelas suas masjestosas danças nupciais, que envolvem saltos graciosos e vénias, é um Grou do Japão (Grus japonensis) de 9 anos de idade, nativo do Japão, China, Coreia e Rússia, onde habita prados húmidos e campos de cultivo, de preferência junto a cursos de água. Tem 1,50 m de comprimento, 2,50 m de envergadura de asas, apresenta uma pequena crista vermelha, plumas negras e pendentes na cauda, sua plumagem é branca e negra, o bico estreito e comprido de cor clara, patas longas com membrana interdigital e alimenta-se de peixes, anfíbios, insectos, pequenos roedores, plantas, milho e arroz. Pertence a uma espécie vulnerável, ameaçada pela destruição do nosso habitat.