terça-feira, 22 de julho de 2008

Nas profundezas do mar


Estes animais sem coluna vertebral, têm estratégias de sobrevivência curiosas. A anémona-verde-gigante tem algas fotossintéticas no seu interior. Tal como outras anémonas, os seus tentáculos estão armados com células urticantes.

Cuidado ... pode picar!!!


É um Ouriço-do-mar (Paracentrotus lividus), um equinoderme, tal como as estrelas-do-mar e os pepinos-do-mar. Alimenta-se de outros invertebrados e de algas que raspa das rochas com os seus cinco dentes, localizados na superfície inferior do corpo. Estes dentes formam um bico e estão unidos num sistema de ossículos e músculos bastante complexo, denomidano Lanterna de Aristóteles. Não tem olhos mas o corpo está coberto por células sensíveis à luz. Assim que detecta luz, cobre-se com conchas, pequenas pedras e algas . Apesar de não parecer, estes animais movem-se com a ajuda de pés ambulacrários. O seu esqueleto duro e coberto de espinhos não é suficiente para os proteger de alguns caranguejos Europeus, estrelas-do-mar e peixes.

Sem papas na língua


Espaçoso, barulhento, falador, imitador, amoroso, carinhoso, inteligente e janota é o Romulo, um Papagaio preto (Caracopsis nigra) de 4 anos de idade, 40 cm de comprimento, 470 g de peso, nativo das florestas húmidas e densas até 2100 m de altitude de Madagascar, Seycheles e Maurícias. Possui plumagem totalmente negra, bico grosso em forma de gancho e anel ocular de cor clara, língua carnuda, patas negras zigodáctilas, alimenta-se de frutos, sementes, bagas, flores e folhas e a sua esperança de vida é de 60 anos.Pertence a uma espécie ainda não ameaçada globalmente mas a caça constante a que a sua espécie está sujeita para alimentação das populações, em breve, tornará a espécie vulnerável.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Brincadeiras dentro de água


Nativas da costa americana do Pacifico, habitam zonas costeiras abrigadas, são a Bochechas e o Bigodes, um casal de Lontras marinhas (Enhydra lutris), mamíferos marinhos de 9 anos de idade, 1 m de comprimento, 9 kg de peso, patas traseiras em forma de barbatana, corpo fusiforme, notável aptidão anfíbia, longa e forte cauda, focinho largo, orelhas curtas, pelagem espessa e a sua dieta é constituída por crustáceos peixes, invertebrados e moluscos.

Apenas uma guerra é permitida ...


... à espécie humana: A GUERRA CONTRA A EXTINÇÃO!É o Yzzu e pertence à família dos maiores psitacídios do Planeta, é uma Arara Jacinta macho (Anadorhincus hyacinthinus) de 18 anos de idade, 1 m de comprimento e 1,600 kg de peso. Vive na orla das florestas húmidas das terras baixas e em savanas com palmeiras de algumas regiões do Brasil, Paraguai e Bolívia. Sua exuberante plumagem é de cor azul cobalto, apresenta pele de cor amarela debaixo da mandíbula inferior e na região periocular, bico cinzento forte e curvo, patas zigodáctilas cinzentas, alimenta-se de frutos, dum conjunto restrito de palmeiras e de caracóis. É muito inteligente, vistoso e vive em casal que forma para toda a vida. E agora uma má notícia: recentemente, a sua espécie que era considerada como vulnerável, está agora classificada como EM PERIGO DE EXTINÇÃO, devido à captura ilegal e à destruição dos locais de nidificação. A sua população, em estado selvagem, é estimada em menos de 10 000 indivíduos. Se não houver consciência por parte dos Humanos, nossos descendentes, certamente não irão poder admirar muitas das espécies que ainda habitam este Planeta.

AÍ VAI ELE


É um Pato real fêmea (Ana platyrhynchos) e frequenta uma grande variedade de habitats, desde parques, canais urbanos, lagos, pântanos de bosques, orla marítima, charcos, valas, etc. É pouco tímido, podendo mesmo cruzar-se com os patos domésticos. O macho muda de companheira todos os anos. Como a grande maioria dos patos de superfície, o pato real alimenta-se à superfície da água com o”rabo alçado”.
É o mais comum dos patos selvagens e o antepassado dos patos domésticos. O macho apresenta a cabeça de cor verde, um colar branco e estreito no pescoço, peito castanho avioletado, traseira preta e o resto do corpo cinzento pálido, bico amarelo pouco vivo e uniforme. Possui speculum azul escuro com uma orla branca. A fêmea apresenta uma coloração castanha listrada, com uma coroa e listra ocular castanhas escuras e bico de coloração laranja irregular. O grasnido do macho é ruidoso, grave e nasalado e em geral repetitivo. Durante a corte a fêmea emite um assobio curto.
No princípio do Verão, renova ao mesmo tempo todas as penas de voo, ficando incapacitado de voar durante 3 a 4 semanas. Neste período, os machos adquirem a chamada plumagem de eclipse, que se assemelha à das fêmeas.
Levanta voo directamente da água sem necessidade de correr. Em voo, apresentama cabeça e o pescoço esticados para a frente, com batimentos das asas pouco amplos e muito rápidos. Nidifica sobre o solo em tufos de vegetação rasteira, debaixo de arbustos, em buracos de árvores, em ninhos artificiais, em edifícios, etc. Alimenta-se de bagas, sementes, raízes, folhas, plantas aquáticas e também de pequenas rãs e insectos.