segunda-feira, 21 de julho de 2008

AÍ VAI ELE


É um Pato real fêmea (Ana platyrhynchos) e frequenta uma grande variedade de habitats, desde parques, canais urbanos, lagos, pântanos de bosques, orla marítima, charcos, valas, etc. É pouco tímido, podendo mesmo cruzar-se com os patos domésticos. O macho muda de companheira todos os anos. Como a grande maioria dos patos de superfície, o pato real alimenta-se à superfície da água com o”rabo alçado”.
É o mais comum dos patos selvagens e o antepassado dos patos domésticos. O macho apresenta a cabeça de cor verde, um colar branco e estreito no pescoço, peito castanho avioletado, traseira preta e o resto do corpo cinzento pálido, bico amarelo pouco vivo e uniforme. Possui speculum azul escuro com uma orla branca. A fêmea apresenta uma coloração castanha listrada, com uma coroa e listra ocular castanhas escuras e bico de coloração laranja irregular. O grasnido do macho é ruidoso, grave e nasalado e em geral repetitivo. Durante a corte a fêmea emite um assobio curto.
No princípio do Verão, renova ao mesmo tempo todas as penas de voo, ficando incapacitado de voar durante 3 a 4 semanas. Neste período, os machos adquirem a chamada plumagem de eclipse, que se assemelha à das fêmeas.
Levanta voo directamente da água sem necessidade de correr. Em voo, apresentama cabeça e o pescoço esticados para a frente, com batimentos das asas pouco amplos e muito rápidos. Nidifica sobre o solo em tufos de vegetação rasteira, debaixo de arbustos, em buracos de árvores, em ninhos artificiais, em edifícios, etc. Alimenta-se de bagas, sementes, raízes, folhas, plantas aquáticas e também de pequenas rãs e insectos.

Sem comentários: