sexta-feira, 27 de junho de 2008

Tocando o céu


São Escaravelhos Maios (Heliotaurus ruficollis), insectos coleópteros da família Alleculidae com corpo arqueado, armadura bucal trituradora bastante forte, alimentam-se de madeira e de minúsculos insectos, têm 1 par de antenas, 2 pares de asas e 3 pares de patas e a capacidade que possuem em voar, permite-lhes escapar aos predadores, capturar presas e encontrar parceiros. Estão sobre Malmequeres, planta costeira, da família das compostas, que ocorre em terrenos pedregosos de calcário ou xistos e sentem que há neles uma simplicidade única, uma humildade divina, uma beleza imortal.

O Noddy foi à praia


Já o conhecem, não é verdade? É o meu amado Noddy, um Papagaio Campeiro (Amazonas ohrocephala) que hoje quis ir à praia comigo e que bem que ele se portou...

Fez apenas uma birrinha porque queria ir passear de barco!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Quase chega ao céu


Com um olhar leal , é a Belinha, uma Girafa (Giraffa camelo pardalis angolensis), com apenas 1 ano de idade. É um mamífero ungulado e em adulta será o mais alto dos animais, com 5,50 m de altura, sendo o seu pescoço responsável por 3 m e ultrapassará os 700 kg. Nativa do sul e leste de África, habita áreas secas de savanas. A sua pelagem é amarelada com manchas irregulares, possui duas pequenas formações córneas no alto da cabeça, língua muito comprida e preênsil que alcança até 40 centímetros e lábio superior igualmente preênsil, alimenta-se de rebentos e folhagem do alto das árvores. Devido ao baixo teor nutritivo das folhas, precisa comer grandes quantidades e passa quase 20 horas por dia comendo. Quando galopa, as suas patas traseiras cruzam-se com as dianteiras e apesar do seu tamanho, pode atingir a velocidade de 60 km/h. A sua esperança de vida é de 25 anos, mas muitas vezes a sua elegância custa-lhe a vida pois que, para beber, tem de abrir as pernas e, penosamente, baixar o pescoço para alcançar a água, o que a deixa vulnerável face aos predadores. No entanto, as msuas fortes patas podem desferir coices capazes de matar um leão. Infelizmente, também ela pertence a UMA ESPÉCIE EM RISCO DE EXTINÇÃO e dependente do estatuto de conservação.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Brincadeiras carinhosas


É um charmoso Lince euroasiático fêmea e seu bebé macho (Lynx lynx), brincando ternamente. Ela é a Lyara e ele o Lupy. São mamíferos carnívoros, territoriais, solitários, crepusculares, trepadores, nativos do Norte da Europa, Sibéria e Himalaias onde habitam florestas de montanha com estrato arbustivo denso , possuem corpo robusto a rondar os 30 kg em adultos, membros muito compridos, patas grandes e largas, pelagem castanha amarelada com padrão de pintas negras que se concentram nos membros e se dispersam no dorso, longos tufos de pelos nas faces e cada orelha termina num tufo de pelos negros, cauda curta e negra na extremidade, excelente visão, bigodes ultra sensíveis e caçam por emboscada para se alimentarem de pequenos veados, roedores, lebres, coelhos e aves. Pertencem a uma espécie vulnerável pois a sua área de destribuição é cada vez mais restrita e fragmentada e caçam-os ilegalmente.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Feliz e orgulhosa


Cheguem perto, mais pertinho e vejam a beleza de filhotes que ela deu à luz a noite passada. São duas criaturas lindas e indefesas que defenderá até à morte, se necessáro fôr!!! Está tão orgulhosa e feliz!!! É o maior e o mais forte de todos os felinos e nenhum outro combina tamanho, força e graciosidade como ela mas, ironicamente, pertence a uma espécie que será a 1ª dos grandes felinos a tornar-se EXTINTA se não houver uma consciencialização de preservação e um sério controle de caça, pois apenas existem cerca de 2 000 Tigres da sua espécie vivendo em liberdade. É a Dryka, um Tigre de Sumatra fêmea (Panthera tigris), mamífero carnívoro, solitário, territorial, de 7 anos de idade, com perto de 2 m de comprimento e mais 1 m de cauda, 1 m de altura e ultrapassa 250 kg de peso. O seu habitat original é Sumatra mas a sua espécie já habitou a India, Indochina, Bornéu, Turquia e Caucaso vivendo em florestas húmidas. Enfrenta com facilidade climas gelados pois está protegida por uma densa pelagem que tem como cor de fundo o amarelo acastanhado e listas negras, as quais, na sua cara, são como as impressões digitais dum Humano: não há 2 Tigres com o mesmo padrão de listas. As riscas alaranjadas e negras da sua pele são muito vistosas mas são uma camuflagem perfeita na selva asiática. Alí, bem ao sol, confunde-se tão facilmente com a paisagem que pode atacar as suas presas sem ser visto por elas senão quando já é tarde para fugirem. Possui fortes garras, dentes afiados e enfrenta todo e qualquer animal, incluindo o Homem, tem péssima visão mas excelente olfacto, corre e salta com rapidez e é um magnífico nadador, caça por emboscada e alimenta-se de herbívoros de médio e grande porte, chegando a arrastar Búfalos com mais de 900 kg de peso mas também aprecia serpentes e peixes. A sua esperança de vida é relativamente curta: 20 anos e se não forem tomadas medidas drásticas, a curto prazo, a sua soberba espécie, em breve, não será senão uma memória do que foi outrora o mais belo e imponente felino que existiu.

domingo, 22 de junho de 2008

Veio mesmo a calhar


9:00 H da manhã e o seu papo ainda está vazio ... ufa ... ainda bem que esta Tainha apareceu a dar moleza aqui à beira Tejo!!! É uma Garça real (Ardea cinerea), uma ave migratória de patas longas e pescoço muito comprido que termina num bico em forma de punhal com que fisga estes peixinhos. Possui cabeça e pescoço esbranquiçados com manchas escuras, suas asas e dorso são cinzentos, mede perto de 1 m de comprimento, tem cerca de 2 m de envergadura de asas e pode ultrapassar 1,5 kg de peso. Em voo ou em repouso, é frequente recolher o pescoço em forma de "S". Ocorre em habitats de água doce pouco profunda, com arvoredo nas margens (rios, ribeiros, deltas, estuários, albufeiras, represas, lagoas, arrozais, canais e diques) e está distribuida desde o Norte de África até à Escandinávia. Alimenta-se de peixes, anfíbios, pequenos mamíferos, répteis, insectos, invertebrados e outras pequenas aves e a sua esperança de vida é de 25 anos.