sábado, 21 de junho de 2008

Muito charme


Muito charme, elegância, beleza, extraordinária inteligência, sociabilidade, docilidade e ternura, é a Priscilla, uma Arara de asa verde (Ara chloroptera) com 90 cm de comprimento, 1,250 kg de peso, nativa da América do Sul onde vive em grandes bandos e formando casal para toda a vida, nas profundas florestas argilosas. Imita vários sons e algumas palavras, possui exuberante plumagem de cores vistosas, pele nua nas faces, exibe um poderosissimo bico em forma de gancho, claro na mandíbula superior e negro na mandíbula inferior, que lhe permite partir as cascas duras dos frutos secos e de sementes e que funciona como um apoio suplementar para trepar, juntamente com as suas patas zigodáctilas (2 dedos virados para a frente e 2 virados para trás). A sua esperança de vida é de 80 anos, mas ...... há sempre um mas: a sua ESPÉCIE ESTÁ EM PERIGO DE EXTINÇÃO devido à redução de habitat e à captura para comércio ilegal como animal de estimação.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Mas que calor!!!


Muito carismático, inteligente e dócil é a Zorayde, um Leão marinho da América do Sul fêmea (Otaria byronia), mamífero carnívoro, habitante da linha costeira da América do Sul onde vive nas costas rochosas, mede 1,80 m de comprimento, 160 kg de peso, sua pelagem é castanha escura, vive em grupos sociais onde existe um macho para cada 15/18 fêmeas, ao contrário das suas primas Focas, possui orelhas e desloca-se com facilidade em terra, erguendo o corpo e impulsionando-o para a frente com o auxílio das barbatanas anteriores, alimenta-se de peixe, cefalópodes, crustáceos, aves (inguins) e invertebrados e 12 kg de alimento diário, satisfazem o seu apetite. A sua esperança de vida é de 30 anos e a sua espécie ainda não está ameaçada, mas como tem vindo a decrescer, já é protegida ao longo de toda a área de destribuição.

Vai de férias


Como símbolo do safari africano, pertence ao grupo BIG FIVE, porque é um dos 5 animais mais difíceis de serem caçados: Leão, Leopardo, Elefante, Búfalo e Rinoceronte. Exímia caçadora e o mais sociável dos felinos, é a Larsen, uma Leoa (Panthera leo), ilustre habitante das savanas e das regiões semidesérticas até 3 000 metros de altitude em África. Mamífero carnívoro de hábitos crepusculares, com grande massa muscular, 170 kg de peso, 1,60 m de comprimento, 1 m de alura e 80 cm de cauda, tem cabeça grande e larga com orelhas curtas e arredondadas, olhos amarelos com pupila redonda, nariz triangular, no lábio superior que é fendido, possui vibriças esbranquiçadas, cauda delgada terminada numa mancha negra, pelo curto amarelo ocre, patas providas de almofadas plantares e garras retrácteis, excelente visão e audição. É uma temida predadora que usa tácticas de emboscada para capturar girafas, zebras, antílopes e outros ungulados, vive em grupos comunitáros e são elas - as fêmeas - que caçam para abastecer o bando além de cuidarem sozinhas das crias. Sua esperança de vida é de 20 anos, embora em cativeiro aumente para 30. Pertence a uma espécie vulnerável estimando-se que na natureza existam cerca de 200 000 exemplares da sua espécie.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Rainha dos céus


É a Morgana, uma Águia das Estepes (Aquila nipalensis), ave de rapina de grande porte, robusta, nativa do Sul do Continente Asiático, África Oriental e Rússia onde habita campos abertos e áridos. Tem 4 anos de idade, 4,100 kg de peso, 80 cm de comprimento e a sua envergadura de asas ultrapassa os 2 m, possui grande acuidade visual, plumagem castanha escura, pescoço espesso e longo, asas bem compridas, garras fortes e poderosas que juntamente com o seu bico curvo, grande e afiado formam uma verdadeira máquina de matar: é com eles que capta e dilacera os alimentos que são roedores, pequenos mamíferos, aves e répteis que caça, elevando-me a grande altitude e que depois de os visualizar, lança-se em voo picado apanhando-os de surpresa e pode transportar até 3,500 kg de peso, em voo. A sua expressão é de ferocidade devido aos seus enormes olhos fixos, mas é só aparência, pois é muito tímida e algo medrosa. É monogâmica, procura regiões isoladas para viver e após encontrar marido, leva com ele uma existência solitária até que nasçam os filhotes.

Vindo dos céus


É um Gibão de mãos brancas (Hylobates lar) e encontra-se no Sudeste asiático, nomeadamente, no Myanmar, na Tailândia, na Malásia, em Samatra e no Bornéu, em florestas tropicais húmidas de folha perene, florestas de monção de folha caduca e florestas de montanha, até aos 2500 metros de altitude.
Nesta espécie, em ambos os sexos, a face é negra e rodeada por uma franja de pêlos muito claros; as mãos e os pés estão cobertas por pêlos claros. Os gibões possuem várias características anatómicas que facilitam a sua ágil deslocação nas árvores, tais como: tronco com postura quase vertical; posição dos ombros que permite aos braços uma grande liberdade de movimentos em todas as direcções; braços fortes e muito compridos; articulações dos cotovelos com maior estabilidade, poder e velocidade de extensão do que as dos quadrúpedes; pulsos extremamente flexíveis; mãos esguias com dedos longos (exceptuando os polegares), que servem como “ganchos” para a suspensão do corpo nos ramos; pernas curtas, que exercem uma acção estabilizadora durante a deslocação; ausência de cauda.
É diurno, monogâmico e arbóreo. Desloca-se por braquiação (utilizando apenas os braços) preferencialmente no nível médio da copa das árvores. Raramente desce ao solo, no qual se movimenta em posição bípede. Usa também este modo de locomoção sobre troncos pouco inclinados. Vive em grupos familiares de 2 a 10 indivíduos, constituídos pelo casal e respectivos filhos. Os pares realizam duetos de vocalizações muito sonoras (“chamamentos altos”), cujos principais objectivos são a demarcação e defesa do território.
Alimenta-se de frutos carnudos, rebentos, folhas, flores, ovos e crias de aves, insectos, aranhas e pequenos mamíferos e pertence a uma espécie de baixo risco/quase ameaçada. Encontra-se ameaçada pela caça e pela destruição do habitat. A dimensão das populações diminuiu drasticamente no decorrer dos últimos anos.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Na corda da roupa


É um Homóptero, insecto com 5 cm de comprimento, 12 cm de envergadura, 2 pares de asas grandes, corpo grande, excelente visão, habita o Sul da Europa e a sua espécie vive sob a terra no estágio de ninfa e é arborícola em adulto.O som intenso que só os machos produzem, provém da base do abdomen onde possuem membranas chamadas "tímbalos" e para as fazer vibrar, comprimem-as no interior do corpo usando certos músculos e bolsinhas de ar amplficam esse som. É deste modo que os machos atraem as fêmeas. Passa a sua vida adulta nos troncos das árvores cantando e só muda de lugar para se abrigar do Sol, alimenta-se de seiva que ingere em grande quantidade mas retém apenas o açúcar. Os ovos são postos nos próprios troncos das árvores e quando se abrem, as larvas caem ao chão e ficam sob o solo, alimentando-se da seiva das raízes.

Parece distraído


É o maior e o mais forte de todos os felinos e nenhum outro combina tamanho, força e graciosidade como ele mas, ironicamente, pertence a uma espécie que será a 1ª dos grandes felinos a tornar-se EXTINTA se não houver uma consciencialização de preservação e um sério controle de caça, pois apenas existem cerca de 2 000 Tigres da sua espécie vivendo em liberdade. É a Dryka, um Tigre de Sumatra fêmea (Panthera tigris), mamífero carnívoro, solitário, territorial, de 7 anos de idade, com perto de 2 m de comprimento e mais 1 m de cauda, 1 m de altura e ultrapassa de 250 kg de peso. O seu habitat original é Sumatra mas a sua espécie já habitou a India, Indochina, Bornéu, Turquia e Caucaso vivendo em florestas húmidas. Enfrenta com facilidade climas gelados pois está protegida por uma densa pelagem que tem como cor de fundo o amarelo acastanhado e listas negras, as quais, na sua cara, são como as impressões digitais dum Humano: não há 2 Tigres com o mesmo padrão de listas. As riscas alaranjadas e negras da sua pele são muito vistosas mas são uma camuflagem perfeita na selva asiática. Alí, bem ao sol, confunde-se tão facilmente com a paisagem que pode atacar as suas presas sem ser vista por elas senão quando já é tarde para fugirem. Possui fortes garras, dentes afiados e enfrenta todo e qualquer animal, incluindo o Homem, tem péssima visão mas excelente olfacto, corre e salta com rapidez e é um magnífico nadador, caça por emboscada e alimenta-se de herbívoros de médio e grande porte, chegando a arrastar Búfalos com mais de 900 kg de peso mas também aprecia serpentes e peixes. A sua esperança de vida é relativamente curta: 20 anos e se não forem tomadas medidas drásticas, a curto prazo, a sua soberba espécie, em breve, não será senão uma memória do que foi outrora o mais belo e imponente felino que existiu.

Veio da Austrália


Ele é um Canguru (Macropus rufogriseus), mamífero marsupial, natural das grandes planícies Australianas. Vive em pequenos gupos dirigidos por um macho, chefe do clã, sua densa pelagem é acastanhada, sua cabeça é muito pequena se comparada com o resto do corpo e as orelhas são grandes. Em contraste com as suas patas traseiras que são enormes, as dianteiras são muito curtas e a sua cauda comprida é uilizada como apoio ao seu meio de locomoção que é feito aos saltos, os quais podem atingir 9 m de altura e em corrida pode atingir 50 km/hora. É muito pacífico, simpático para com os Humanos, vegetariano e prefire alimentar-me ao anoitecer de rebentos, frutos e folhas. A sua espécie ainda não está ameaçada de extinção mas a rápida destruição do seu habitat, está a contribuir para o desaparecimento progressivo da sua espécie.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Beleza extasiante


É a Yoyo, o mais elegante e esbelto da família dos Gruidae, é um Grou coroado fêmea (Balearica regulorum) com 1 m de altura, 1,80 m de envergadura de asas, 5 kg de peso, é nativo da África Meridional onde vive em grandes bandos, junto a pântanos, lagos e rios cobertos por vegetação alta. Ostenta um charmoso penacho sedoso no alto da cabeça, possui bico pequeno e bem proporcionado, uma caruncula vermelha sob o longo pescoço, sua vistosa plumagem é cinza, castanha, beje e branca, alimenta-se de sementes, pequenos répteis e anfíbios, voa muito alto e a grande velocidade, emite gritos muito altos, sua esperança de vida ultrapassa os 30 anos e nidifica sempre perto de água, o seu ninho é uma plataforme de ramos e juncos onde existem 3 ovos que eclodem ao fim de 29/31 dias. Ambos os sexos participam na incubação e nos cuidados parentais, alternadamente.

À conversa


Famosas pelo seu grito que mais se assemelha a uma gargalhada e endémicas da Austrália, são a Nirvana e o Vénus, um casal de Cucaburras ou Martim-caçadores risonhos (Dacelo novaeguineae), os maiores membros da família dos Guarda Rios, aves gregárias e territoriais de 5 anos de idade, 42 cm de comprimento, 600 g de peso, habitam florestas de eucaliptos circundadas por rios, terrenos agrícolas, parques e jardins. Possuem uma cabeça demasiado grande em relação ao corpo, bico espesso e robusto, plumagem acastanhada com riscas brancas e cauda em tons avermelhados e branca na ponta. Na sua espécie a fêmea é menos colorida, são monogâmicas e as crias das ninhadas anteriores ajudam a criar os irmãos mais novos. Procuram alimento no solo, em voo ou em águas pouco profundas, alimentando-se de peixes, insectos, anfíbos, lagartos, pequenas serpentes, roedores e crias de outras aves. Comunicam entre si com frequência, através de vocalizações ruidosas que parecem gargalhadas pelo que o seu nome "Cucaburra" significa, em dialecto arborígene "Ave que ri". São os maiores dos Pica peixes, sua esperança de vida é de 15 anos e a sua espécie não está ameaçada de extinção, convivendo, pacificamente com os Humanos.

O banho de Sol


De olhar terno e meigo, mas sempre atento e vigilante, é o Ivan, uma Suricata (Suricatta suricatta), mamífero de hábitos diurnos próprio das zonas áridas da África Austral, uma espécie de Mangusto pertencente à família dos Saca rabos. Vive em grandes grupos familiares (30 a 40 indivíduos), é muito sociável e dócil para com os Humanos e por ser muito pequena, os adultos vêem-se obrigados a procurar um sítio alto e ficar de sentinela para visualizar os seus predadores, dando sempre prioridade à segurança. Vive num complexo sistema de túneis subterrâneos, mas durante o dia, um dos adultos fica sempre de vigia, atento ao que se passa em redor e ao menor ruído suspeito dá o alerta a todo o grupo. Possui corpo esguio com 45 a 50 cm de comprimento, 1 kg de peso, focinho pontiagudo, manchas negras em torno dos olhos, pelagem castanhas com listas negras na parte terminal do dorso e longas garras nas patas dianteiras. Alimenta-se de insectos, aranhas, escorpiões, anfíbios, pequenas aves, ovos e frutos e pertence a uma espécie anda não ameaçada mas já vulnerável.

domingo, 15 de junho de 2008

CITAÇÃO

“Todos os animais, com excepção do homem, sabem que o principal objectivo da vida é usufruí-la.”
Samuel Butler

Excelência em teimosia


É, por natureza, uma excelente companheira, mas um "péssimo cão de guarda". Também ninguém é perfeito!´Ela é a Shakira, uma Cachorra da raça Husky Siberiano, de 2 anos de idade, origem nórdica, muito atraente pelo exotismo dos seus famosos olhos azuis, incansável, ágil, atlética, amistosa não só para com os donos como para com estranhos e muito saudável. Raramente ladra, mas emite sons semelhantes a uivos, é muito teimosa, independente e destruidora, necessita de muito treino para andar à trela, exije escovagens regulares de pêlo, que muda 2 vezes por ano e poucos banhos pois a sua raça não deita cheiro característico.

Fragilidade


É a Borboleta das couves (Pieris rapae), uma das primeiras a aparecer na Primavera e uma das últimas a desaparecer no Outono, considerada bastante comum, tem um tamanho médio (cerca de 4 cm), encontra-se distribuida pela Europa, Norte de África, Ásia, Austrália e América do Norte, apresenta uma cor amarelada e pintas pretas pequenas, está mais presente abaixo da fasquia dos 1000 metros, faz 3 gerações por ano, uma em finais de Fevereiro, outra em Maio e a última em Outubro, tem como preferências alimentares as chagas ou Capuchinhas e as couves e atinje a maturidade aos 14 dias.

Perto do céu


Ele o Noddy, o "ser" por quem o meu coração pula, um Papagaio Campeiro (Amazona ochrocephala) e vive em completa liberdade numa vivenda com jardim com árvores e flores que apostou ir destruindo aos poucos. É muito amado, mimado, alimentado à mão, brincalhão e ainda aceito as bicadas que me dá com um sorriso. É ele que manda aqui em casa até porque, apesar de ter apenas ano e meio, já adquiriu um vastíssimo vocabulário. Pesa 480 g, mede 36 cm e a sua plumagem é exuberante, vistosa e chamativa: basicamente verde com várias tonalidades, com cabeça, nuca e calções amarelos e a parte exterior das asas e da cauda, azul e encarnada. É nativo da região Central e Sul do México, Perú e bacia do Amazonas, possui bico adunco e forte, pernas curtas e patas zigodáctilas, um exemplo de fidelidade, exímio trepador, muito barulhento, inteligente, alegre, alimenta-se de sementes, grãos, fruta, néctar, vegetais e ovos e a sua esperança de vida ronda os 80 anos. É um exemplar de mais uma ESPÉCIE VULNERÁVEL mas ainda não está em perigo de extinção.