quarta-feira, 26 de novembro de 2008

"Recordista"


É um Fuselo ou Chalreta (Limosa lapponica), uma ave limícola da família Scolopacidae, que se reproduz na tundra e costas do Árctico sobretudo no Velho Mundo e que passa os invernos nas costas das regiões temperadas e tropicais do Velho Mundo. É uma ave recordista para o voo mais longo sem paragens bem como da viagem mais longa sem qualquer pausa para alimentação entre todos os animais: 11 570 km ao longo de uma rota do Alasca até à Nova Zelândia.
Uma espécie de pernas relativamente curtas do género Limosa. O seu comprimento total varia entre os 37 a 41 cm, com uma envergadura de asa entre 70 e 80 cm. Os machos são em média mais pequenos que as fêmeas; os machos pesam cerca de 300 g e as fêmeas cerca de 500 g. As aves adultas têm pernas com coloração azul cinza e um bico escuro muito comprido, com uma ligeira curvatura para cima e cor rosa na extremidade. O pescoço, peito e barriga apresentam-se com aparência vermelho tijolo durante a época de acasalamento e brancos no inverno, sendo o dorso pardo.
Distingue-se do Maçarico-de-bico-direito pela sua cauda listada em comparação com a cauda totalmente negra deste e pelas listas brancas que apresenta nas asas.
Migra em bandos para as costas ocidentais da Europa, África e Ásia meridional, Austrália e Nova Zelândia.
Recentemente (2007) um Fuselo tornou-se a ave que efectuou o mais longo voo sem paragens. Utilizando sistemas de posicionamento global, algumas aves foram seguidas desde a Nova Zelândia até ao Mar Amarelo. Segundo o Dr. Clive Minton (Australasian Wader Studies Group) a distância entre os dois locais é de 9 575 km, mas o percurso real efectuado pela ave foi de 11 026 km. Trata-se do mais longo voo sem paragens efectuado por qualquer ave. O voo demorou cerca de nove dias. Pelo menos outros três Fuselos parecem ter atingido o Mar Amarelo em voos sem paragens desde a Nova Zelândia.
Uma fêmea específica deste bando, alcunhada E7, continuou a voar desde o Mar Amarelo até ao Alasca e em 29 de Agosto de 2007 partiu do Alasca em direcção à Nova Zelândia, estabelecendo um novo recorde de voo sem paragens ao percorrer 11 570 km.

Sem comentários: