domingo, 13 de julho de 2008

Algo lambusado


Sou ternamente chamado de Humblebee por ser muito humilde, manso e doce. Sou um Abelhão (Bombus terrestris), insecto voador da família apidae, muito social, caracterizado pelas bandas amarelas do meu ventre. Quando pico, o que é extremamente raro, não deixo o ferrão na vítima, não produzo mel, vivo em condições climatéricas mais frias e húmidas do que a minha restante família, alimento-me de nectar e grãos de polen que também levo para a colónia para alimentar a descendência, vivo em colónias até 200 indivíduos que não se mantêm durante o Inverno: as Rainhas fecundadas hibernam e instalam novo ninho na Primavera, tenho uma importante função polinizadora pois que com a minha longa lingua e a vibração das minhas asas, facilito a polinização. Este "restaurante" onde me encontro chama-se

Sem comentários: