sábado, 12 de julho de 2008

Carequinha


É um Urubu de cabeça vermelha (Cathartes aura), uma ave ciconiiform pertencente ao grupo dos abutres do Novo Mundo, uma das maiores Rapinas da América do Norte A espécie vive em quase todo o continente americano, desde o Sul do Canadá ao Cabo Horn, com maior incidência em climas tropicais e sub tropicais.
A plumagem do adulto é de cor marrom enegrecida. A cabeça é depenada e de cor vermelha nos adultos, e negra nos juvenis. A envergadura de asas chega a atingir 1,70 m. A alimentação destes urubus é feita à base de carniças, vegetais em decomposição, pequenos insectos, larvas e ovos desprotegidos, que detectam com o olfacto bastante apurado. São frequentemente os primeiros urubus a chegar a uma carniça.
Vive em terrenos abertos secos, ranchos e perto de estradas onde as presas são comuns.
Embora seja uma ave silenciosa, por vezes emite um suave grunhido. Obtém a maior parte da água através do alimento. Assim como outras aves necrófagas estão protegidas de doenças devido ao seu sistema imunitário muito sofisticado. A sua cabeça desprovida de penas permite uma mais fácil limpeza. O Urubu de cabeça vermelha tem um olfacto estimado em 3 vezes superior ao do Abutre preto que também se encontra nos desertos da América do Norte. Pertence a uma espécie não ameaçada e a sua esperança de vida é de 30 anos.

Sem comentários: