sexta-feira, 11 de julho de 2008

Perscrutando o solo


Quem não viu já uma ave voando parada no céu?
Pois é, é que enquanto a nós nos parece que o Peneireiro cinzento (Elarus Caeruleus) está parado no céu, ele na realidade está a voar à velocidade do vento, contra este.
É uma mistura de agilidade, potência e beleza. É uma ave de rapina solitária, com cerca de 35 cm, vive nos Olivais e nos Campos arborizados e passa a maior parte do tempo em silêncio. Faz o seu ninho numa plataforma em cima das árvores, onde a fêmea põe cerca de 3 a 4 ovos de cor creme, com manchas castanhas. A incubação é feita durante 25 a 28 dias e o primeiro voo começa por volta do 35º dia. Alimenta-se de mamíferos, répteis, aves e insectos. Tem os "ombros" pretos e as extremidades das asas pontiagudas e longas também pretas e a cabeça tipo mocho. As suas patas são amarelas de tamanho médio.
Habita espaços abertos e semi desérticos, especialmente na África sub-sariana e Ásia tropical, mas aparece com regularidade na Europa e em especial na Península Ibérica.
Esta rapina, como que levita no ar em busca de presas, peneirando e perscrutando o solo com os seus olhos vermelhos escarlate. A curta distância, é possível vislumbrar o olho vermelho. O seu voo, levemente ondulado, e o peneirar com as asas em V, são bastante característicos. Quando detectam uma presa, deixam-se cair sobre ela com as asas bem puxadas atrás, como se fosse um helicóptero lento, numa posição única.
Esta espécie é comum, mas pouco abundante, distribuindo-se por zonas agricultadas com espaços abertos entrecortados com bosques, assim como em montados de azinho e sobro abertos.

Sem comentários: