domingo, 31 de agosto de 2008

Beija flor


É uma Borboleta Colibri Besouro (Macroglossum stellatarum), uma Lepidoptera conhecida por regressar às mesmas flores, todos os dias, à mesma hora
Trata-se de uma mariposa da família Sphingidae, subfamília Macroglossinae, género Macroglossum e espécie stellatarum e o seu nome comum advém do facto de o seu comportamento ser semelhante ao dos pássaros Beija-Flor, como se pode ver nesta foto.
As mariposas têm maioritariamente antenas denticuladas ou pectinadas (mais raramente filiformes), estando assim incluídas no grupo designado Heterocera.
A principal característica dos lepidópteros prende-se com o facto de possuírem inúmeras escamas que cobrem o corpo e as asas, dando a estas últimas múltiplos padrões de coloração. A própria palavra Lepidoptera significa literalmente “asas com escamas”. Outra característica diagnosticante comum à grande maioria dos insectos desta ordem é a presença de um proboscis, isto é, uma tromba de comprimento variável, enrolada em espiral, e que tem como função libar o néctar das flores e a água do orvalho.

1 comentário:

ACC7 disse...

Cara Isabel,
Eu tenho no meu jardim a planta que está na sua imagem que é de facto visitada todos os anos por este simpático insecto que um amigo apicultor apelida de "pompom". Será que poderia dar-me o nome vulgar e o científico da planta?