domingo, 31 de agosto de 2008

Em prece


É uma Louva-a-Deus (Mantis religiosa), insecto carnívoro, agressivo, predador que deve o seu nome de "Louva-a-Deus" por ficar quase sempre numa posição característica unindo as patas da frente como se estivesse a rezar, enquanto espera por outro insecto para caçar (moscas, abelhas, gafanhotos, cigarras, etc.),
Tem olhos muito desenvolvidos e por isso enxerga muito bem, o que a ajuda quando precisa caçar para se alimentar. Suas patas dianteiras são usadas, como pinças cheias de espinhos, para caçar e executam apreensões muito rápidas, levando a caça directamente para as suas fortes mandíbulas. Fica parada nas plantas esperando a sua presa e quando um outro insecto chega perto, rapidamente o pega com as patas.
Tem as patas traseiras muito fortes que são usadas para andar, pular e ajudar quando vai voar. Vive em matas e áreas de muita vegetação, e consegue confundir-se com as plantas, por causa de sua cor e por ficar imóvel por longos períodos de tempo. Isso é importante para que não seja comido por outros animais, como pássaros e morcegos.
Apesar de ser muito diferente, é parente das baratas e dos grilos. Mas é bem-vindo, principalmente nas plantações porque ajuda a combater os insectos que destroem as plantas.
E agora uma curiosidade da sua espécie: durante o acasalamento, o macho serve de alimento para "sua amada". A fêmea agarra o seu companheiro pelo pescoço decapita-o devorando a cabeça Curiosamente, o "resto" do corpo do macho continua a actuar para terminar a fecundação da fêmea! Terminado o acto, a fêmea esconde-se entre as folhas e vai "rezar".

Sem comentários: