segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Brincalhona


Nativa da costa americana do Pacifico e norte da Ásia, principalmente no Mar de Bering, no Alasca e na península de Kamtchaca, habita zonas costeiras abrigadas. Brincalhona e divertida é a Bochechas, uma Lontra marinha (Enhydra lutris), mamífero marinho de 6 anos de idade, 1 m de comprimento, 9 kg de peso, patas traseiras em forma de barbatana, corpo fusiforme, notável aptidão anfíbia, longa e forte cauda, focinho largo, orelhas curtas, pelagem espessa e a sua dieta é constituída por crustáceos, peixes, invertebrados, moluscos e ouriços-do-mar, que possuem carapaças duras recobrindo o corpo, mas como não possui dentes fortes o suficiente para quebrar essas carapaças, utiliza pedras para quebrá-las com habilidade. Consigue manter a temperatura corporal constante e repor toda a energia que gasta porque come, diariamente, o equivalente a 30% do seu peso.
Um dos principais perigos que ameaçam a sua espécie de extinção é o vazamento de petróleo. Além de intoxicar a água, o petróleo impede que o ar penetre na sua densa pelagem, e assim, morre de frio. Não possui capa de gordura, e é esse ar que fica entre os pêlos que a aquece na água fria.

1 comentário:

Helga Cardoso disse...

Nesta dava um bjinho no naniz, que mimo!! Uma fotografia linda e fico com ela para ambiente de trabalho, hehe.. posso? Bjinhos