quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Banho de Sol


Encontram-se na África sub sariana e em Madagáscar onde povoam rios, lagos, pântanos e charcos de água e somos Crocodilos do Nilo (Crocodylus niloticus).
Existem grandes variações nas populações desta espécie de alargada distribuição geográfica (por exemplo, no comprimento e na forma das escamas).Com 5 metros de comprimento e uma tonelada de peso, o seu focinho é longo e mais estreito na extremidade; o quarto dente de cada lado da mandíbula inferior é visível com a boca fechada sendo esta uma das características que facilmente distinguem os Crocodilos (família Crocodilidae) dos Aligátores (família Alligatoridae). A cauda é comprimida lateralmente. Possuem dentes cónicos e afiados; existem, normalmente, 28 a 32 dentes na mandíbula inferior e 30 a 40 dentes na mandíbula superior; assim, possuem cerca de 64 a 68 dentes. A sua pele tem cor verde acastanhada e está coberta por escamas e placas córneas, apresentam membranas entre os dedos (membranas interdigitais) e fortes garras e podem viver mais de 60 anos.
Capturam e dilaceram as presas com os seus dentes afiados, mas não as mastigam, engolindo grandes bocados de carne ou toda a presa de uma vez. Estão mais activos à noite; durante o dia, descansam nas margens ou em bancos de areia, mantendo a boca aberta nas horas de maior calor (comportamento de termo regulação). São ferozes predadores e alimentam-se de peixes, tartarugas, aves aquáticas, antílopes, zebras, grandes animais domésticos e, por vezes, cadáveres. Também não são esquisitos e, como têm um apetite voraz, se tiverem oportunidade atacam e comem homens.
São ovíparos. O ritual de acasalamento é algo elaborado: o macho liberta uma secreção cujo cheiro estimula a fêmea e esfrega a garganta no pescoço dela e o acasalamento ocorre na água. As fêmeas constroem ninhos com folhagem e exibem cuidados parentais. A postura é de 20 a 50 ovos. O período de incubação dura três meses. O sexo dos recém-nascidos depende da temperatura de incubação: num ano mais frio (26ºC a 30ºC) a ninhada será maioritariamente constituída por fêmeas; pelo contrário, num ano mais quente (31ºC a 34ºC) a ninhada será maioritariamente de machos.
A sua espécie não se encontra globalmente ameaçada. Foi sujeita a caça intensiva para o comércio de peles, desde o século XIX, só tendo sido publicada legislação que visa a sua protecção já em meados do século XX. A crescente ocupação do seu habitat pelo Homem, a caça para consumo humano e a perseguição directa por ser considerado uma ameaça às populações e ao gado são outros importantes factores de ameaça à sua espécie.

Sem comentários: