quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A ave mais rara do Planeta


Os esforços para salvar a natureza começam a dar resultados mas a sua espécie necessita, urgentemente, de ajuda.
É uma Mainá do Bali (Leucopsar rothschild) e pertence a uma espécie CRITICAMENTE EM PERIGO, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza. Em 1999, estimava-se a existência de apenas 12 (doze) aves em liberdade, no Parque Nacional de Bali Barat. A captura ilegal, inclusive no próprio parque, para o comércio nacional e internacional de aves de cativeiro e a desflorestação têm conduzido a sua espécie à extinção. A sua raridade faz da sua espécie um símbolo de elevado estatuto social, na Indonésia e está protegida pela lei deste país, desde 1970, e têm sido realizados esforços de reintrodução, mas a captura ilegal faz baixar os números continuamente. Calcula-se que existam cerca de 500 animais em cativeiro e cerca de 30 (TRINTA) em liberdade.
É endémica da ilha de Bali na Indonésia. Na época de nidificação encontra-se em matos arbustivos, savanas arborizadas e florestas húmidas de folha caduca; fora da época de nidificação, é vista em orlas de florestas e savanas inundadas.
Mede cerca de 25 cm de comprimento, a sua plumagem é predominantemente branca, com uma crista de penas brancas, longa e pendente. As rémiges primárias (nas extremidades das asas) e a cauda têm cor negra. Apresenta pele nua de cor azul na zona periocular e o seu bico é amarelo. Alimenta-se de insectos, frutos e pequenos répteis.

Sem comentários: