quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Às cavalitas


Encontram-se no Haiti e na República Dominicana onde vivem em terrenos áridos, rochosos e com vegetação espinhosa. Animais esquivos e não dados a grandes confianças, são Iguanas rinoceronte (Cyclura cornuta), répteis escamosos, ovíparos e territoriais com 1,2 m de comprimento, cabeça grande, corpo compacto, pernas fortes e cauda longa e achatada lateralmente. Possuem uma crista na linha médio-dorsal, desde o pescoço à extremidade da cauda. A pele é cinzenta, verde-azeitona ou castanha. Os machos apresentam três grandes tubérculos (escamas transformadas) na extremidade do focinho, que se assemelham a pequenos cornos (embora estes também possam estar presentes nas fêmeas são, no geral, mais pronunciados nos machos), sendo esta característica que confere a designação comum a esta espécie; os machos também exibem duas protuberâncias elevadas na região posterior da cabeça e inchaços na garganta.
Têm hábitos diurnos e principalmente terrestres; utilizam as árvores apenas para exposição solar ou para melhor alcançar frutos comestíveis. São animais tímidos e fogem rapidamente para um abrigo ao menor sinal de perigo; no entanto, defendem-se com golpes de cauda se forem atacados por um predador.
Alimentam-se, preferencialmente, de matéria vegetal, mas também ingerem vermes, insectos e pequenos roedores.
Pertencem a uma espécie vulnerável (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza) pois a destruição do habitat, a predação realizada por animais domésticos introduzidos pelo Homem, a caça para alimentação humana e a captura para o comércio ilegal de animais de companhia está a reduzir o número de efectivos. Embora seja actualmente protegida na República Dominicana, continua a não existir qualquer tipo de regulamentação no Haiti.

Sem comentários: