quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Nariz nadador


É um pequeno Tubarão, peixe de esqueleto cartilaginoso pertencentes à super-ordem Selachimorpha, provido de estrutura corporal hidrodinâmica e uma criatura importante em quase todos os ecossistemas marinhos. A quase totalidade dos tubarões é marinha, carnívora e pelágica, habitando águas costeiras e oceânicas da maioria dos mares e oceanos, quer na sua superfície, quer na sua profundidade.
São conhecidas cerca de 400 espécies em todo o planeta, cujos tamanhos podem variam entre os 0,10 m e os 18 m de comprimento.
A sua pele é protegida por escamas placóides, com dentículos dérmicos, que lhe confere uma superfície muito áspera. Possui ainda quimio-receptores, os quais lhe possibilitam determinar se há substâncias nocivas na água, avaliar a salinidade e outros parâmetros químicos. É míope, estando a sua visão adaptada apenas para distâncias entre 2 e 3 metros mas o seu olfacto é extremamente apurado, permitindo-lhe identificar substâncias bastante diluídas na água, como concentrações de sangue abaixo de 1 parte por milhão - o que equivale a perceber-se de uma gota de sangue a 300 m de distância em pleno oceano. Por esta razão é, por vezes, designado como “nariz nadador”.
A sua boca, em posição ventral, possui uma grande abertura, graças à inexistência de contacto rígido com o crânio. Os dentes, triangulares, afiados e extremamente eficientes para agarrar e cortar, não possuem raiz e são providos de várias fileiras de dentes de reposição, dispostas posteriormente à fileira que está em uso. Quando um dente é perdido, o posterior move-se para ocupar o seu lugar.
Os tubarões exercem duas funções primordiais no ambiente marinho. Como predadores situados no topo da cadeia alimentar, mantêm o controlo populacional das suas presas habituais e são um instrumento da selecção natural, ao predar os mais lentos e os mais fracos.

Sem comentários: