sábado, 23 de agosto de 2008

Cinco dias de vida


É um Tapir-do-brasil (Tapirus terrestris) com 5 dias de vida e a sua mamã protege-o permanentemente. Vive em florestas tropicais húmidas na América do Sul, desde a Colômbia e Venezuela ao Sul do Brasil e Norte da Argentina.
Possui, tipicamente, uma pequena probóscide constituída pelo nariz e pelo lábio superior, com narinas transversais na extremidade. Seu corpo é maciço e as patas são curtas. A pelagem dos adultos é castanho-escura e apresentam uma curta crina no pescoço e no dorso. Os bebés e juvenis exibem riscas longitudinais brancas, que perdem por volta dos cinco a oito meses de idade. Possui excelentes sentidos de audição e olfacto, fugindo rapidamente ao menor sinal de perigo.
Ainda só se alimento de leite materno mas, quando crescer, por volta dos 10 meses de idade, irá alimentar-se de matéria vegetal e de fruta. Preferm pastar no meio da vegetação densa junto às margens dos cursos de água, é um animal tímido, solitário e geralmente nocturno. Raramente é observado, devido aos seus hábitos reservados e é excelente nadadore.
Pertence a uma espécie vulnerável/quase ameaçada devido à destruição do habitat e à caça de que são alvo.

1 comentário:

Susana Enes disse...

Que gracinha! Adorei, adorei, adorei! Este Zoo da Belinha é, sem dúvida, o Zoo com mais classe do mundo!