quinta-feira, 27 de novembro de 2008

"Descansando da brincadeira"


Ainda bebés, apenas 3 meses, mas pela sua aparência majestosa e imponente já são considerados os Reis dos Animais.
Na simbologia, o “Rei dos Animais”, representa a luz, a soberania e a coragem!
Talvez, mais do que qualquer outro animal o Leão sempre foi admirado pelo homem. Desde tempos imemoriais ele é considerado como um símbolo da justiça e da bravura.
É o Mambo e a Bambina, Leões gémeos (Panthera leo), os mais sociáveis dos felinos, mamíferos carnívoros crepusculares, ilustres habitante das savanas e regiões semidesérticas até 3 000 m de altitude do Continente Africano e Asiático. Têm grande massa muscular, em adultos atingirão 180 kg de peso, 1,80 m de comprimento, 60 cm de cauda e 1 m de altura. Com cabeça grande e larga, possuem orelhas curtas arredondadas, olhos dourados com pupila redonda, nariz triangular, no lábio superior que é fendido, possuem vibriças esbranquiçadas, cauda delgada terminada numa mancha negra, pelagem curta amarela ocre, patas providas de almofadas plantares, garras retrácteis, excelente visão e olfacto e apurada audição. Possuem mais de 500 músculos e mantêm o controle sobre todos. Sua espinha é bastante flexível, o que lhes permite subir às árvores com facilidade.
São temíveis predadores e caçam por emboscada (Girafas, Zebras Antílopes e outros ungulados), seu rugido é aterrador podendo ser ouvido a 3 km de distância, vivo em grupos comunitários e, normalmente, são as fêmeas que caçam para abastecer o bando. A sua esperança de vida é de 20 anos, embora em cativeiro aumente para 30 e pertencem a uma ESPÉCIE VULNERÁVEL, estimando-se que na natureza, existam menos de 200 000 exemplares da sua espécie.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma imagem lindíssima minha amiga, como sempre trabalhos de grande qualidade e sempre bem documentados.

Parabéns, um beijinho com amizade.